Estilo de Vida

Etiqueta no mundo corporativo

Dicas simples para conviver em grupo no ambiente profissional

Acontecimentos estranhos e atitudes desonestas acontecem a todo o momento no mundo corporativo e muitas pessoas me questionam como agir em determinadas situações. Pois bem, etiqueta não é milagre, costumo dizer que ela sempre está acompanhada da educação, ou seja: ou você tem, ou deverá aprender a ter, caso contrário, o mundo corporativo vai te repelir.
Separei algumas dicas importantes que podem ajudar:
1 – Amigo / colega:
A primeira regra é bem simples: nem Jesus Cristo agradou a todos, então, quem somos nós? Com certeza vamos conviver com pessoas das quais não gostamos ou pessoas que não queiram conviver conosco. Então, o que fazer? Não precisa ser amigo de todos e tentar agradar o tempo todo. Porém, você deve ser suficientemente adulto para entender que a empresa precisa do trabalho de vocês dois. Gentileza e educação acima de tudo.
2 – Celulares:
Mantenha seu celular no modo silencioso ou no vibra call, principalmente se compartilhar a sala com outros colegas. Ninguém é obrigado a ficar ouvindo sons que nem todos apreciam, mesmo esses que vêm no próprio aparelho. Ao sair da sala, leve o celular com você, ou coloque-o no silencioso. Quando retornar, verifique se houve alguma ligação.
3 – Ar-condicionado:
Sem dúvida, o que prevalece é o ar mais frio. Então, se você sente muito frio, leve blusa, luvas, etc. O ar está ligado para espantar o calor que faz lá fora.
4 – Fofocas:
Fuja das pessoas que gostam de apimentar as conversas. Além de deselegante, a pessoa que fofoca costuma fazer grupos e conversa sussurrando para que outras não escutem. O que ela esquece é que todos irão perceber e sua imagem não vai ficar tão legal perante os colegas.
5 – Ambientes comuns:
Banheiros e copas geralmente são ambientes comuns no mundo corporativo. Use seu bom senso sempre. Evite comidas estragadas na geladeira. Lave os utensílios que utilizar. No banheiro, evite sujar ou deixar odores desagradáveis.

As dicas são simples e a maioria das pessoas já sabe como agir. A ordem agora é colocar em prática! Pense nisso e bom trabalho.

Texto: Bruna Barcelos

Notícias relacionadas