Cidade Expresso Foco

Dia de conscientização sobre o autismo é comemorado com marcha na praça

Evento acontece no sábado (1º) de manhã e terá apresentações culturais, brincadeiras e orientações sobre os direitos das pessoas com deficiência

Acontece no próximo sábado (1º), a 3ª Marcha pelos Direitos da Pessoa com Deficiência, na Praça Tubal Vilela, das 8h às 12h. Além da marcha pelas avenidas centrais, o evento contará com apresentações culturais, brincadeiras e orientações em comemoração ao Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo. A realização é do Centro de Convivência Autismo e Otimismo.

Segundo a vice-presidente do centro de convivência, Emilene Dourado, o tema deste ano da marcha é a importância do brincar. “Teremos durante o evento brincadeiras tradicionais como pula-pula e amarelinha, entre outras, com o objetivo de ressaltar a socialização e o papel da interação entre as pessoas”, disse, e acrescentou que o intuito do evento é conscientizar sobre os direitos da pessoa com deficiência.

Também vão participar da marcha no sábado o Grupo dos Desbravadores, a Banda Militar, alunos do Bertolini Curso Livre de Música e alunos com deficiência do Conservatório de Música de Uberlândia, que farão uma apresentação musical. O evento conta ainda com apoio e participação das entidades APAE, AACD, APARU, ADEVIUDI e ADEVITRIM.

Orientações às famílias
Cerca de 50 famílias são atendidas pelo Centro de Convivência Autismo e Otimismo. Além das orientações com uma neuroterapeuta sobre a socialização e a interação das crianças, as famílias recebem orientações sobre a legislação específica para pessoas com deficiência e o tratamento nos Sistema Único de Saúde. Emilene Dourado ressalta que o tratamento é feito junto com os familiares e o objetivo é inserir a criança na sociedade, para uma convivência harmoniosa na escola e na família.

Texto: Leonardo Leal

Notícias relacionadas