Cidade Foco

Importância da doação de sangue é tema de debate da TV Câmara


Conscientização da necessidade de doação foi destacado pela médica e vereadora Jussara Matsuda

A importância da doação de sangue foi o tema do Câmara Debate na TV realizado em março. O programa veiculado na sexta-feira (24) contou com a presença da presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Uberlândia, vereadora Dra. Jussara Matsuda, da coordenadora do setor de Cadastro e Captação de Doadores do Hemocentro Ludmila Martins e do estudante de Medicina Vinício de Oliveira, doador de sangue e um dos defensores da causa.

Durante o diálogo, a parlamentar destacou a necessidade de conscientizar as pessoas para que elas doem sangue. “É fundamental estimular essa prática. Mais que isso, é necessário mostrar que ninguém deve ter medo de doar, porque trata-se de uma ação que segue padrões e normas estabelecidos, critérios rigorosos, que dão segurança ao procedimento”, explica Dra. Jussara Matsuda.

No debate, Ludmila Martins destacou que o Hemocentro Regional de Uberlândia sempre precisa de doadores de sangue. O estudante Vinício de Oliveira lembrou que as doações de sangue são essenciais para pacientes que necessitam de transfusão.

Um dia antes da veiculação do programa, a Dra. Jussara Matsuda esteve no Hemocentro Regional de Uberlândia para demonstrar seu apoio às doações de sangue e conhecer melhor a estrutura da unidade coordenada por Paulo Henrique Ribeiro de Paiva.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma doação salva três vidas. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, 1,8% da população doa sangue com regularidade. O percentual fica um pouco abaixo do ideal estimado pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), de 2% da população, como necessário para suprir as necessidades de sangue e outros componentes sanguíneos de um país.

Texto: Leonardo Leal

Notícias relacionadas