Destaque Foco Nacional

Aplicativo de celular visa proteger projetos de iniciativa popular no Congresso

O aplicativo Mudamos, lançado no último dia 20 de março, visa garantir o bom andamento dos projetos de iniciativa popular no Congresso. A ferramenta recolhe assinaturas digitais, checa os dados cadastrais e acompanha o trâmite dos projetos na Câmara e no Senado Federal. Disponível para aparelhos com sistema Android e IOs, o app foi elaborado pelo ITS Rio (Instituto de Tecnologia e Sociedade) e pelo advogado Márlon Reis, um dos criadores da Lei da Ficha Limpa.
Por meio do Mudamos, o cidadão poderá declarar seu apoio a diferentes propostas. Para isso deverá informar o nome completo, o CPF e o número do título de eleitor. O aplicativo usa a tecnologia ‘”blockchain”, a mesma utilizada por bancos em operações criptografadas. Ela permite auditar os dados inseridos por cada usuário de celular, assim somente uma assinatura é permitida por projeto.
O aplicativo pode ser baixado gratuitamente nas lojas virtuais Google Play e Apple Store. Basta apenas digitar na ferramenta de busca o nome: Mudamos.
Mais informações podem ser obtidas no site: www.mudamos.org

Projetos de Iniciativa popular

A apresentação de um projeto de iniciativa popular exige a adesão de no mínimo 1% dos eleitores. Essa adesão precisa estar presente em pelo menos cinco Estados. Atualmente, 1,4 milhão de assinaturas de apoio são necessárias para esses projetos seguirem para o Congresso Nacional.

Texto: Leonardo Leal

Notícias relacionadas