Estilo de Vida Expresso Foco

Etiqueta social em eventos

Jantar na casa de amigos: o correto é sempre chegar no horário marcado

Todos os dias somos chamados a participar de algum evento específico, seja no ramo social ou profissional. Porém, alguns cuidados devemos tomar. Será que você está se comportando “corretamente” nesses ambientes? Vamos às dicas:

1- Jantar na casa de amigos: o correto é sempre chegar no horário marcado, nem um minuto a mais, nem um minuto a menos (nos dois casos você já estará pecando na elegância). Caso seja a primeira visita à casa dos amigos, é de bom tom levar uma lembrança: chocolates, vinho, flores, um pequeno mimo, sempre faz bem. Caso seu local de visitas tenha criança, use o bom senso, não fique fazendo hora para ir embora.

2- Congressos, palestras e afins: entrou em um auditório, desligue o celular ou coloque no modo silencioso. Apesar de clichê, o nível um de deselegância acontece por conta dos celulares, fique atento. Caso tenha um coquetel, evite beber demais ou comer demasiadamente. Neste ambiente todos estão reparando em seu comportamento e isso vai contar a favor ou contra você.

3- Aniversários: o correto é levar presente, sim. Mesmo que não tenha tempo, prestigie o aniversariante, que preparou tudo com muito carinho pra te receber. Vale passar rapidamente em um supermercado, loja ou conveniência e levar alguma coisa, mesmo que simbólica.

4- Casamentos: só vá se for convidado, claro. O que mais acontece nesse tipo de evento são os famosos penetras. Esqueça. Se não for convidado, não compareça: simples assim.

5- Almoço de negócio: pontualidade, item importantíssimo para qualquer profissional, principalmente neste caso. Chegue no horário e nunca (jamais e em hipótese nenhuma) beba mais do que o necessário para fechar o negócio e lembre: as regras de etiqueta à mesa neste ambiente devem ser usadas na íntegra.

O interessante nessas ocasiões é sempre o respeito com o outro. Não faça com os outros aquilo que não gostaria que fizessem a você. Usando essa máxima, com certeza você não errará em nenhum passo no convívio social. Boas festas!

Por Bruna Barcelos
Consultora comportamental.
Saiba mais em  www.brunabarcelos.com.br ou fale comigo: contato@brunabarcelos.com.br

Notícias relacionadas