Cidade Destaque

Prefeitura e 36º BIMtz assinam parceria em projetos de integração social

A Prefeitura de Uberlândia e o 36º Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMtz) do Exército Brasileiro firmaram, na tarde desta quarta-feira (12), uma parceria que prevê a implantação de oito novos projetos de integração social na cidade, bem como a continuidade de outros três já em andamento. São projetos que estão em estruturação para ocorrer neste ano e envolverão, além do batalhão, as secretarias municipais de Educação, Cultura e Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação, além da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel).

Os projetos em desenvolvimento contribuirão com a formação cidadã de alunos da rede municipal e com o bem-estar da população na terceira idade. Isso por meio de atividades cívicas, concursos artísticos e da iniciação esportiva nas modalidades de atletismo, ginástica, vôlei e basquete. Uma ação que também, por resultado, criará novas referências sobre o Exército aos beneficiados.

Um protocolo de parceria para formalizar o trabalho conjunto foi assinado, em solenidade no Centro Administrativo Municipal, pelo comandante do 36º BIMtz, Marcus Vinícius Gomes Bonifácio, e pelo prefeito Odelmo Leão. “Pedi ao comandante para que tivesse este trabalho ampliado para que possamos favorecer, sobretudo, nossas crianças e idosos. Somente juntos, na colaboração, é que vamos solucionar os grandes desafios que enfrentamos.”, disse Leão. Para simbolizar a nova cooperação, o batalhão entregou um kit cívico (bandeira e um cd com hinos brasileiros) a alunos do 8º ano da Escola
Municipal Professora Josiane França, do bairro Canaã.

Foto: Marco Crepaldi

“A parceria da prefeitura é fundamental para que estes projetos de integração social tenham grande extensão. A mobilização dos alunos e demais que participarão destes projetos ficará sob responsabilidade do Executivo”, disse o comandante Marcus Bonifácio, ao revelar ainda que o batalhão arcará com os custos operacionais dos projetos (transporte e alimentação, por exemplo).Os detalhes das oito atividades que serão desenvolvidas ainda estão em definição.

CONHEÇA O CONCEITO DOS PROJETOS QUE SERÃO DESENVOLVIDOS E OS QUE JÁ ESTÃO EM ANDAMENTO:

PROJETOS EM ESTRUTURAÇÃO

– Projeto ‘Música na Escola’: Objetivo é contribuir, por meio da banda do 36º BIMtz, na formação musical de integrantes de fanfarras e bandas de músicas da escola da rede municipal.

– Projeto ‘Melhor Idade’: Objetivo é promover a prática de atividade física orientada e orientação social da terceira idade dentro do batalhão em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação.

– Projeto ‘1ª Vivência em Pintura’: Objetivo é promover concurso com o tema ‘Braço Forte – Mão Amiga’ para fomentar a arte em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura. Data: dias 29 e 30 de abril, finalizando com a apresentação da Banda Sinfônica do Exército no Teatro Municipal de Uberlândia.

– Projeto ‘13º Concurso Literário Estudantil 2017’: Concurso com o tema ‘Patriotismo – Orgulho de Ser Brasileiro’ para estimular e incentivar a prática de artes dos alunos da rede municipal em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura. Período: 12 de abril a 26 de junho. Premiação com viagem de alunos e professores entre os dias 2 e 5 de agosto e encerramento do projeto com encontro das bandas (Municipal, do 36º BIMtz e 17º Batalhão da Polícia Militar) no dia 25 de agosto.

– Projeto ‘Corrida da Infantaria’: Corrida no Parque do Sabiá. Data: 21 de maio.

– Projeto ‘Corrida de Aventura da Independência’: Comemoração com corrida. Data: 15 de setembro.

– ‘Jogos Municipais Estudantis 2017’: Jogos no interior do batalhão.

– ‘Olimpíadas do Idoso’: Jogos no interior do batalhão.

PROJETOS EM EXECUÇÃO

– Projeto ‘Pelotão Esperança’: Aulas de reforço, atividades física, acompanhamento nutricional, psicológico e social aos alunos da Escola Municipal do Bairro Canaã. Período: de abril a novembro. Apoio de universitários estagiários de nutrição, assistência social e psicologia.

– Projeto ‘Escola da Brasilidade’: Objetivo é permitir que, durante toda a semana, alunos da rede municipal participem de atos cívicos
(assistência em formatura, canto do hino nacional, dentre outros) e interajam com quartel, com o objetivo de despertar valores de civilidade, cidadania, honestidade, responsabilidade e amor à Pátria.

– Projeto ‘Força no Esporte’: Objetivo é desenvolver práticas desportivas, como atletismo, ginástica, voleibol e basquete. A Futel irá ceder professores para trabalhar essas modalidades com crianças de 7 a 17 anos em escolinhas que funcionarão dentro do batalhão.

Notícias relacionadas