Destaque Editorial Expresso Foco

Avaliação dos primeiros 100 dias de Odelmo

É necessário avaliar os governos. Antes de apresentar os resultados da enquete realizada pelo O JORNAL, no seu Facebook, entre os dias 10 e 17 de abril, é importante mostrar a diferença entre enquete e pesquisa. As enquetes são consultas curtas. Diferentemente das pesquisas, não possuem validade estatística, “refletem o parecer daqueles que responderam às questões”. Elas têm sua importância, servem como consultas para se conhecer a opinião das pessoas sobre determinado tema. Naquelas realizadas na rede, como é o nosso caso, o diferencial é que quem vota não fica no anonimato e, além de votar, muitos expressam sua opinião, o que é muito importante para os governos e, acima de tudo, pelo debate entre os participantes. Permitido apenas nos regimes democráticos.

Esta é a segunda enquete do O JORNAL. A primeira foi sobre os possíveis presidenciáveis. A avaliação dos primeiros 100 dias do Governo Odelmo realizou-se entre os dias 10 e 17 de abril, porque foi esse o período em que se completaram os 100 dias. Para esta enquete, 58.092 foram os convidados, 1.247 votos únicos e o resultado foi seguinte: consideram o governo como: ótimo 25,90%, bom 13,79%, ruim 12,59%, péssimo 35,53%, não souberam responder 3,05% e 9,14% comentaram, mas não votaram.

Os números e o gráfico falam por si, mas é importante registrar que, entre centenas de comentários, dos negativos, o tema que mais se destacou foi o não pagamento do salário de dezembro para os funcionários da Prefeitura. Dentre os positivos é que há uma expectativa de que Odelmo irá fazer um bom governo. Os demais comentários, não menos importantes, continuam no Facebook do O JORNAL.

O JORNAL já possui um calendário de enquetes para avaliar os governos nos três planos e outros temas. Enquete é uma ferramenta que permite fortalecer a democracia, o processo decisório. Não podemos mais avaliar governos apenas na época eleitoral, quando os “marqueteiros” maquiam os candidatos e o emocional se sobrepõe à razão. O JORNAL é independente e a enquete é transparente por estar na rede, na rede você tem liberdade.

O JORNAL agradece aos que participaram da enquete, aos que curtiram e a você, leitor.

editorial@ojornaldeuberlandia.com.br

Notícias relacionadas

2 comments

  1. Nesta tremenda falta de dinheiro que está o País não tem político nenhum ganhando ótimo, a não ser que o povo saiba olhar a Gestão em si, porque não tem dinheiro para populismo mais.

  2. Quando se em casa, é na sua casa e encontra algo ou algumas coisas desarrumadas e fora do lugar, você não senta e vai reclamar e questionar, pega logo uma vassoura e com sorriso nos lábios e muito ânimo, começa um faxina e organização geral, demora? ah sim, demora, mas é sua casa, onde vive, habita e volta sempre, então quer deixar tudo em ordem.
    Se formos muitos, fica mais fácil, oh se fica.
    Bem trade; Governo Odelmo, vamos juntos organizar nossa casa UBERLÂNDIA.

Comments are closed.