Destaque Estilo de Vida Expresso

Você tem respeito pela sua cidade?

Às vezes pessoas questionam etiqueta, ética, falta de educação etc. Porém, o que falta realmente nas pessoas é olhar para dentro e analisar como andam suas próprias atitudes. Um exemplo: sobre a cidade onde você vive, você a respeita?

Esses dias, subindo o elevador do meu trabalho, me deparo com um papel de chocolate jogado no piso do elevador e meu pensamento foi: será que essa pessoa jogou o lixo no elevador de propósito ou será que deixou cair sem querer? Seja qual for a intenção, se caiu, pega: essa é a regra. Na mesma semana, um jovem, saindo do mesmo elevador, jogou, assim que saiu, um papel de bala no chão. Fiquei simplesmente perplexa ao presenciar aquela cena e imediatamente pensei: como deve ser a casa deste sujeito? Tenho certeza de que dentro da casa dele ele não faz isso, então por que fazer na rua? Pelo simples fato de que não é você que limpa? Vamos pensar sobre isso!

No trânsito muitas coisas acontecem o tempo todo. Mas, e você? Como está agindo? Respeita a faixa de pedestre? Respeita o semáforo? Respeita a vez de cada carro? Respeita as faixas amarelas nos cruzamentos? Tudo isso é questão de etiqueta, postura e comportamento.

As áreas verdes, em sua grande maioria, são usadas por todo cidadão, porém o ser humano tem uma mania de achar que o espaço é extensão da sua casa. Passeio com cães, por exemplo, já vejo bastantes pessoas andando com a sacolinha em mãos para pegar os dejetos dos cachorros e isso é ótimo! Porém, ainda tem gente que pensa que aquilo se decompõe. Está escrito: não pise na grama! E mesmo assim vejo caminhos sendo formado pelas pessoas que pensam: “Ah, só eu vou pisar aqui”… Se tem uma placa, o mais educado é respeitar.

Dentro da etiqueta o que é mais correto e o que realmente vale é a educação, portanto, vamos repensar como andam sua postura e a etiqueta dentro do contexto comunidade. Isso é o que conta no final.

Texto: Bruna Barcelos

Notícias relacionadas