Cidade Destaque Expresso

Idosos atendidos nos Ceais e na Casa Dia são imunizados contra a gripe

Essa é uma das ações que integram a 19ª Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza em Uberlândia

Desde segunda-feira (24), os frequentadores dos Centros Educacionais de Assistência Integrada ao Idoso (Ceais) estão sendo imunizados contra a gripe e ontem (25) quem recebeu a vacina foram os idosos atendidos na Casa Dia. Essa é uma das ações que integram a 19ª Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza em Uberlândia, que teve início no dia 17 de abril e se estende até 26 de maio. A iniciativa é direcionada aos grupos prioritários* e acontece nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) e Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) – exceto as dos bairros São Jorge e Morumbi.

A campanha vem para reduzir as complicações decorrentes das infecções causadas pelo vírus da gripe. E é por isso que a aposentada Guilhermina Vilela, de 81 anos, acha importantíssimo aderir. “Faz vinte anos que tomo a vacina e ela ajuda demais a prevenir a doença”, disse a frequentadora do Ceai 1.

Assim como Guilhermina, João Bastista Lucindo também achou interessante receber a dose sem precisar ir ao postinho. Apesar da comodidade, o senhor de 79 anos nunca deixou de se imunizar. “Desde que completei 60 anos me preocupo com isso e, por esse motivo, participo sempre. O resultado? Dificilmente gripo”, explicou.

Dona Geni Silva Rezende é uma das idosas assistidas na Casa Dia. Ela tem 81 anos e acha fundamental se cuidar. “Depois que passei a tomar a vacina, minha saúde melhorou, pois a gripe me deixava muito fraca”, acrescentou.
A vacinação nos Ceais e na Casa Dia conta com o apoio das Unidades Básicas de Saúde dos bairros Brasil, Laranjeiras, Luizote de Freitas e Guarani.Para Iracema Marques, secretária municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação essa ação é muito importante. “Nos preocupamos com nossos idosos e buscamos facilitar o acesso deles à vacina pois queremos que eles tenham uma melhor qualidade de vida, concluiu a secretária.

Influenza: o que é e como evitar

A Influenzaéumainfecçãoviralagudaqueafetaosistemarespiratório.Éde elevadatransmissibilidadee distribuiçãoglobal,com tendênciaa sedisseminarfacilmente em epidemias sazonais.

A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratóriasdapessoacontaminadaaofalar,tossir e espirrar. Também se dá pelas mãos, queapós contatocom superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias, podem levar o agente infeccioso diretoà boca, aos olhos e ao nariz. Por isso, é importante adotar os seguintes cuidados:
– Lavar as mãos com frequência;
– Ventilar os ambientes;
– Evitar coçar os olhos ou colocar as mãos na boca;
– Quando tossir, tapar a boca com o antebraço e não com as mãos;

Saiba quem pode participar da Campanha Nacional deVacinação Contra Influenza:

Até 20 de abril

Público-alvo: Vacinação para profissionais da saúde

Documentos necessários para receber a dose: apresentar documentos pessoais e que comprovemvínculo, como contracheque ou crachá)
Público-alvo: Vacinação para grupos prioritários*

– Idosos a partir dos 60 anos;
– Crianças de 6 meses a menor de 5 anos;
– Pessoas com comorbidades;
– Gestantes a partir do 3º mês;
– Mulheres pós-parto até 45 dias;
– Professores;

Locais de vacinação

– UBSF e UBS (7h30 às 16h30)
– UAIs (8h às 20h) *exceto São Jorge e Morumbi

Meta

Vacinar, no mínimo, 90% dos grupos elegíveis para a vacinação

Contraindicações

Pessoas com alergia comprovada a ovo e seus derivados não devem receber a vacina.
Quem está com imunodepressão, natural ou medicamentosa, deve receber orientação específica do próprio médico.

Fonte: Secom PMU

Notícias relacionadas