Cidade Expresso Foco

Seminário Internacional discute o desenvolvimento do setor moveleiro na região

O Sindicato das Indústrias de Marcenaria e Mobiliário do Vale do Paranaíba (SindMob) em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia e a Fiemg Regional do Vale Paranaíba vão realizar nos dias 2 e 3 de maio o primeiro “Seminário Internacional de Discussão Científica no Campo do Design” para discutir o desenvolvimento da pesquisa científica para o setor moveleiro da região. O público alvo do evento são os marceneiros e alunos dos cursos de Design da região.

“Através do PCIR (Programa de Competitividade Industrial Regional) a Fiemg tem uma parceria com a Universidade Federal de Uberlândia para apoiar projetos voltados para a sustentabilidade do setor moveleiro. E um desses projetos será apresentado no seminário, é o “CACO””, comentou Everton Magalhães Siqueira, presidente da Fiemg Regional Vale do Paranaíba. Segundo ele, já existe uma parceria da UFU e a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para o desenvolvimento do Projeto CACO, que visa desenvolver e implementar, de modo participativo, um conjunto de estratégias de ecodesign aos processos produtivos das MPEs de mobiliário personalizado, visando melhorar sua competitividade, principalmente por meio da minimização dos resíduos moveleiros.

As palestras serão realizadas nos dias 2 e 3 de maio por professores vindos de programas de pós-graduação em Design do Brasil e de Portugal. “Além do Seminário, outras atividades serão realizadas pelos professores/pesquisadores como visitas técnicas às marcenarias envolvidas no projeto, análise do diagnóstico realizado, e elaboração de propostas de design estratégico para minimização dos resíduos moveleiros”, explicou Ruy Gouveia Mendes, presidente do SindMob .

As visitas técnicas às cinco marcenarias participantes do Projeto CACO serão realizadas nos dias 28 e 29 de abril.

Programação do Seminário Internacional de Discussão Científica no Campo do Design:

Local: Fiemg Regional Vale do Paranaíba ( Avenida João Naves de Avila, 206 – Centro)
Inscrições e informações: (34) 3230 5241

28/04 – 14:00 -18:00 – Visita técnica nas marcenarias
29/04 – 09:00 -12:30 – Visita técnica nas marcenarias

02/05 – 19:00 – Abertura do o Seminário Internacional de Discussão Científica no Campo do Design

19:00 – Apresentação do Projeto CACO
Prof. Juliana Cardoso Braga da UFU e Ruy Gouveia Mendes, presidente do SindMob

19:30 – Palestra Prof. Doutor Fernando Moreira da Silva (Faculdade de Arquitetura e Artes da Universidade Lusíada de Lisboa)
Tema: Cor – Um fator de inclusividade

20:30 – Palestra do Designer Danillo Faria
Tema: Produção de mobiliário em madeira: inserção no mercado
nacional (Estúdio Ofício Lenho).

03/05 – 19:00 – Palestra Prof. Doutor Luis Carlos Paschoarelli (Professor Titular no Departamento de Design da UNESP)
Tema: Ergonomia e emoção no design de produto

20:30 – Palestra Prof. Doutora Ana Moreira da Silva (Faculdade de Arquitetura e Artes da Universidade Lusíada de Lisboa)
Tema: O desenho na construção do pensamento em design

Texto: Ascom Fiemg

Notícias relacionadas