Cidade Expresso

Oficina de bonecas Abayomi é oferecida para crianças do bairro Roosevelt

Durante três encontros, crianças de até 12 anos irão aprender sobre a cultura negra no país

As próximas quartas-feiras serão de muita história e cultura para as crianças do bairro Roosevelt. Isso porque a Secretaria Municipal de Cultura vai oferecer mais uma ‘Oficina de Bonecas Abayomi’, tidas como símbolo da resistência dos negros vindos para o Brasil no período colonial. Até o dia 17 de maio, meninas e meninos com idade entre 6 e 12 anos terão aulas para aprender como confeccionar a boneca e qual o verdadeiro significado do objeto para a cultura afrobrasileira.

Sem marcações de olho, boca e nariz, a Abayomi representa as múltiplas etnias africanas. Também não possui costura e é feita apenas por nós e tranças. Segundo Flávia Fonseca de Campos, especialista em Políticas Públicas em Igualdade Racial e ministrante da oficina, junto com o trabalho manual, haverá um momento especial pautado na contextualização.

“É um momento em que os pequenos não aprendem apenas a confeccionar, pois também uso as aulas para resgatar lendas e contar histórias sobre as Abayomi. A atividade é rica em todos os sentidos e é ainda a oportunidade de nos colocar em permanente contato com nossas raízes”, afirmou.

Serviço:

O quê: Oficina de confecção da ‘Boneca Abayomi: a história das crianças nos navios negreiros’
Local: Biblioteca Sesi Roosevelt, que fica na Av. Elpídio Aristídes de Freitas – Pres. Roosevelt
Período de duração da oficina: de 03 até 17 de maio – todas as quartas-feiras
Horário: 9h às 11h
Para mais informações: (34) 3238-5168

Texto: Secom PMU

Notícias relacionadas