Estilo de Vida Expresso Foco

Consultura de etiqueta ensina como se comportar bem à mesa

Você chega a um restaurante e vê uma mesa montada com pratos, talheres e taças necessários pra você se alimentar. Mas, o que fazer? A dica é simples: observe o que a mesa está te oferecendo e siga atentamente as ordens, iniciando as refeições de fora para dentro do prato, ou seja, os talheres que estão mais próximos à borda da mesa serão os primeiros a ser utilizados.

O próximo passo é retirar o guardanapo do prato e colocá-lo sobre as pernas. Não fale de boca cheia. Além de deselegante, isso é falta de educação. As taças sempre ficarão do lado direto dos pratos, tendo como referência você sentado voltado para o centro da mesa. As folhas nunca deverão ser cortadas. Por isso, faça trouxinhas até poder colocá-las dentro da boca. Quanto ao pequi, deve ser servida só a poupa, mas caso venha a ser servida a fruta inteira, pegue-a com as mãos, assim como podemos pegar o frango a passarinho. Em seguida, utilize a lavanda para limpar as mãos. Geralmente essa lavanda está exposta em uma vasilha com água e limão, que os restaurantes servem quando essas porções são pedidas.

O excesso do batom deve ser retirado para não marcar as taças. Para retirá-lo, o correto é utilizar um guardanapo de papel (não o de pano, por favor). Se você está em um aniversário, bodas ou qualquer outro tipo de evento social em que for servido um jantar à americana (em mesa de bufê), você poderá se servir quantas vezes quiser, por isso, é importante se servir de maneira educada. O que não vale é encher o prato até sair comida pela borda (que deselegante!).

Em coquetéis, não utilize o guardanapo de papel para pegar seus salgadinhos, pegue com a mão e utilize o guardanapo para limpar o excesso da mão ou dos dedos.

Lembramos que a sua participação é muito importante para esta coluna. Em caso de dúvidas, sugestões ou até mesmo crítica, basta me enviar um e-mail. Estarei sempre à disposição.

Texto: Bruna Barcelos
Consultora de etiqueta e ministra palestras sobre diversos temas.
Saiba mais no site da consultora Bruna Barcelos

Notícias relacionadas