Você conhece alguém que se exercita nas praças de nossa cidade? Percebeu que em quase todas as pracinhas dos bairros temos máquinas adaptadas de musculação para que você possa se exercitar e gozar de boa saúde através do exercício físico gratuito? Realmente essa facilidade para se praticar exercícios nos torna muito mais motivados a sair de nossas casas e suar a camisa, mas será que estamos fazendo o exercício da maneira correta?
Algumas observações devem ser feitas para praticar o exercício físico. Antes de realizar qualquer exercício é necessário que se faça aquecimento. Aquecimento é uma atividade branda ou moderada que aumenta a temperatura do nosso corpo e nos prepara para realizarmos esforços mais desafiadores. Como exemplo do que se pode fazer em praças para aquecer o corpo, podemos citar as caminhadas e os trotes leves, que não devem exceder o tempo de 10 minutos.
Além do aquecimento geral que a caminhada e as corridas promovem, existem exercícios de aquecimento especiais que preparam as articulações que você for treinar naquele dia. Movimentos de rotação dos braços, elevações das pernas, inclinações laterais e outros realizados sem carga e com muitas repetições (15 até 20 vezes) são excelentes para preparar nossas articulações antes dos exercícios do dia.
Cada máquina dessas que se vê numa praça serve para exercitar um músculo ou um pequeno grupo de músculos. Uma vez que as cargas são leves (geralmente usa-se uma parte do peso do corpo), é interessante que você busque repetições mais altas (comece com séries de 10 até 15) e evolua sempre, sem pressa!
Abaixo listaremos alguns dos exercícios e suas recomendações gerais:




Novamente, seja paciente! Comece devagar (10 até 15 movimentos) e evolua semanalmente até obter 3 até 4 séries de 10 até 15 repetições.

Use séries curtas a moderadas de 10 até 15 movimentos e, sem pressa, evolua a cada semana até realizar de 3 a 4 séries de 10 até 15 repetições.

Esses são apenas alguns exemplos de o que se pode fazer com estes equipamentos. Lembre-se! Cuide de sua saúde com exercício e envolva toda a sua família nesse projeto. Seus ganhos serão evidentes e você se sentirá muito mais feliz!
Bons treinos. Fiquem com Deus e um par de dumbells!!!
Texto: Eduardo Haddad
Fonte das imagens: blog Vivendo a Vida Bem Feliz