Expresso Foco Saúde

Saúde nas praças com exercícios que são um show

Você conhece alguém que se exercita nas praças de nossa cidade? Percebeu que em quase todas as pracinhas dos bairros temos máquinas adaptadas de musculação para que você possa se exercitar e gozar de boa saúde através do exercício físico gratuito? Realmente essa facilidade para se praticar exercícios nos torna muito mais motivados a sair de nossas casas e suar a camisa, mas será que estamos fazendo o exercício da maneira correta?

Algumas observações devem ser feitas para praticar o exercício físico. Antes de realizar qualquer exercício é necessário que se faça aquecimento. Aquecimento é uma atividade branda ou moderada que aumenta a temperatura do nosso corpo e nos prepara para realizarmos esforços mais desafiadores. Como exemplo do que se pode fazer em praças para aquecer o corpo, podemos citar as caminhadas e os trotes leves, que não devem exceder o tempo de 10 minutos.

Além do aquecimento geral que a caminhada e as corridas promovem, existem exercícios de aquecimento especiais que preparam as articulações que você for treinar naquele dia. Movimentos de rotação dos braços, elevações das pernas, inclinações laterais e outros realizados sem carga e com muitas repetições (15 até 20 vezes) são excelentes para preparar nossas articulações antes dos exercícios do dia.

Cada máquina dessas que se vê numa praça serve para exercitar um músculo ou um pequeno grupo de músculos. Uma vez que as cargas são leves (geralmente usa-se uma parte do peso do corpo), é interessante que você busque repetições mais altas (comece com séries de 10 até 15) e evolua sempre, sem pressa!

Abaixo listaremos alguns dos exercícios e suas recomendações gerais:

 

Leg press é um excelente exercício para a parte da frente de suas coxas. Fortalece suas coxas e te prepara para os desafios do dia a dia, como subir escadas e agachar e levantar com facilidade. Comece com pouco volume, cerca de 10 até 15 repetições, e evolua com o tempo para 3 ou 4 séries desse mesmo volume. Lembre-se: cuidado com seus joelhos. Nada de movimentos bruscos!

 

Puxadas e desenvolvimentos são máquinas interessantes que obrigam você a fazer força tanto na subida quanto na descida. Quando você puxa para baixo, fortalece os músculos das costas e, quando empurra o peso para cima, você tem a chance de fortalecer seus ombros. Cuidado para não exagerar na dose de exercício! Bastam algumas séries para fortalecer estes músculos. Comece com 1 série de 10 até 15 repetições e progrida sem pressa até realizar de 3 até 4 séries de 15 movimentos.

 

A máquina de circundução funciona com seus braços semiestendidos (quase esticados) e fortalece seus ombros em um trabalho seguro e sem impacto que pode ser realizado por todas as pessoas. Mesmo sendo muito seguro, recomendo que você comece devagar: alguns giros (cerca de 10) para cada lado já são suficientes para gerar um bom estímulo. Aqui também a progressão é gradual. Aumente o volume (séries de giros) semanalmente até atingir 3 até 4 séries de 10 a 15 giros para cada braço.

 

O remo articulado. Excelente exercício para fortalecer suas costas e proteger sua coluna vertebral. Aqui devemos ter um cuidado especial com a postura! Nunca deixe seu corpo inclinar-se para frente, pois existe um risco de lesionar suas costas, fazendo o exercício da forma errada. Fique reto!
Novamente, seja paciente! Comece devagar (10 até 15 movimentos) e evolua semanalmente até obter 3 até 4 séries de 10 até 15 repetições.

 

O supino sentado é uma excelente máquina para fortalecer seus peitorais e seus braços. Nesse exercício, mantenha as costas retas! Nada de arremessar seu corpo à frente para usar mais peso. Postura é fundamental!
Use séries curtas a moderadas de 10 até 15 movimentos e, sem pressa, evolua a cada semana até realizar de 3 a 4 séries de 10 até 15 repetições.

 

O exercício de tríceps sentado fortalece a parte de trás dos seus braços e dos seus ombros, sem sobrecarregar suas costas. Assim, revela-se um exercício seguro que lhe dá força para os movimentos dos braços. Faça de 10 até 15 movimentos e evolua a cada semana até realizar 3 até 4 séries de 10 até 15 repetições.

 

Esses são apenas alguns exemplos de o que se pode fazer com estes equipamentos. Lembre-se! Cuide de sua saúde com exercício e envolva toda a sua família nesse projeto. Seus ganhos serão evidentes e você se sentirá muito mais feliz!
Bons treinos. Fiquem com Deus e um par de dumbells!!!

Texto: Eduardo Haddad
Fonte das imagens: blog Vivendo a Vida Bem Feliz

Notícias relacionadas