Cidade Expresso Foco

36º BIMtz lança concurso de pintura em parceria com Secretaria de Cultura

Com o objetivo de fomentar a arte e a cultura e viabilizar a interação entre a classe artística e os militares do Exército Brasileiro, o 36º Batalhão de Infantaria Motorizada (36º BIMtz) lançou, na manhã desta segunda-feira (8), o edital ‘1ª Vivência em Pintura’. O concurso, que tem o tema ‘Braço Forte, Mão Amiga’, conta com a parceria da Secretaria Municipal de Cultura e o Instituto de Artes, Cultura e Ciências do Triângulo (IAT). É aberto a artistas plásticos brasileiros e estrangeiros radicados no Brasil, maiores de 16 anos.

As inscrições podem ser feitas entre 12 e 23 de junho, de 13h às 17h, no setor de Artes Visuais da Casa da Cultura (que fica na Praça Coronel Carneiro, no Fundinho) e a ficha que deve ser preenchida pelos interessadosestá disponível no portal da Prefeitura de Uberlândia. As obras deverão ser pintadas em telas deno máximo 1×1 metro eserão expostas na galeria IdoFinottii, de 28 de julho a 11 de agosto. Cinco trabalhos serão selecionados e receberão premiação de mil reais.

Para que os artistas possam entender um pouco mais do universo militar, os interessados poderão participar de um dia de ação no Batalhão em 18 de maio. “A proposta é humanizar e levar arte ao Batalhão e, para que eles possam retratar a realidade do Exército, terão a oportunidade de acompanhar e vivenciar a rotina dos militares”, afirmou o comandante do 36º BIMtz, coronel Vinícius.

Para a secretária de Cultura, Mônica Debs, a parceria é fundamental para fomentar a cultura. “Além de movimentar o cenário cultural de Uberlândia, ela abre oportunidades para artistas locais”, disse.

Parceria

Essa é uma das iniciativas que ocorrem em virtude de parceria firmada, no início de abril, entre a Prefeitura de Uberlândia e o batalhão. Na ocasião, o prefeito Odelmo Leão e o comandante Marcus Bonifácio assinaram um protocolo para formalização do trabalho conjunto entre instituições, que prevê a implantação de oito novos projetos de integração social na cidade, bem como a continuidade de outros três já em andamento. Os programas envolverão, além da Cultura, secretarias municipais de Educação e Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação, bem como a Futel, com foco na formação cidadã de alunos da rede municipal e no bem-estar de pessoas na terceira idade.

Texto: Secom PMU

Notícias relacionadas