Cidade Expresso

Palestras, visitas técnicas e reflorestamento estão na programação da 7ª Semana do Meio Ambiente

A 7ª Semana do Meio Ambiente, que será realizada entre os dias 1º e 5 de junho, já está sendo preparada pela Câmara Municipal e Prefeitura de Uberlândia por meio do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico. Outras entidades, instituições e até mesmo organizações do setor privado também são parceiros da iniciativa. Em reunião realizada nesta semana na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), ficou estabelecido que o evento trará palestras voltadas para público universitário e a participação de alunos do ensino médio. A semana fará parte do ‘Junho Verde’, dedicado a atividades de valorização do meio ambiente com foco em desenvolvimento sustentável e responsabilidade social.

O plantio de mudas do cerrado no parque linear do córrego do óleo e a distribuição de mudas frutíferas para a população são algumas das atividades que também serão desenvolvidas no evento pelo Dmae e a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico. “O departamento tem um amplo trabalho de preservação ambiental por meio do Programa Buriti que recupera e preserva as nascentes. Temos certeza que essa participação na semana vem de encontro à nossa missão de cuidar do meio ambiente”, disse Sérgio Vieira Attie, diretor-geral da autarquia.

A abertura da Semana do Meio Ambiente está marcada para o dia 1º de junho, no auditório Cícero Diniz, com uma palestra sobre resíduos sólidos da construção civil. Entre os temas abordados durante o evento estão energias renováveis, resultados de monitoramento de fauna nas áreas das usinas Capim Branco I e II e Parque do Pau Furado.

Estudantes do ensino médio e graduação poderão fazer visitas técnicas às empresas da área ambiental e vivenciar o trabalho desenvolvido. Blitzes educativas na Tenda do Moreno ainda estão na programação. De acordo com a equipe responsável pela organização da semana, os universitários dos cursos relacionados à gestão ambiental e outros jovens alunos terão oportunidade de vivenciar as questões ambientais de Uberlândia não apenas na teoria, mas na prática também.

Pela preservação

Participam da organização do evento a Câmara Municipal, Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico e do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), Fiemg, Parque Estadual do Pau Furado/IEF, Sinduscon, Polícia Militar de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros, 36º Batalhão de Infantaria Motorizado, entidades privadas como a Uberlândia Refrescos, BRF, Espaço Botânico Plantas, Valoriza Fertilizantes, Instituto Victório Siquieroli, Alsol e Jogue Limpo.

Texto: Secom PMU

Notícias relacionadas