Cidade Expresso Foco

Oficina de Estandarte é oferecida em comemoração a Semana Nacional de Museus

o workshop terá aula prática para a montagem das flâmulas, que serão expostas posteriormente no Museu Municipal.

Já estão abertas as inscrições para a Oficina de Estandarte. Ao todo, serão três encontros a partir do dia 16 indo até o dia 18 de março, das 14h às 17h. Para se inscrever, os interessados deverão ir à Praça Clarimundo Carneiro, 204, Centro, das 12h às 18h e levar documentos pessoais (RG e CPF). As inscrições estão sujeitas ao preenchimento das vagas disponíveis.

Além de informar sobre a cultura popular brasileira e as festas que utilizam estandartes, o workshop terá aula prática para a montagem das flâmulas, que serão expostas posteriormente no Museu Municipal. A oficina é voltada para maiores de 15 anos e faz parte da Semana Nacional de Museus, celebrada em Uberlândia entre os dias 15 e 21 deste mês. Além dessa, diversas outras atividades serão oferecidas também em comemoração ao centenário do prédio que abriga o Museu Municipal.

O que é um estandarte

São bandeiras que possuem origem nas insígnias, sinais distintivos de poder ou de comando que eram usadas no passado e podiam ser de madeira, metal ou pintadas nos escudos. As primeiras bandeiras surgiram para representar um grupo por meio de imagens e cores cheias de significados. As bandeiras de tecido foram feitas pelos romanos e eram conhecidas como vexillium, termo que significa insígnia, bandeira ou estandarte.

Objeto de referência para os ternos de Congado, o estandarte é levado na frente de cada nação e é tido como identidade materializada dos fiéis, louvando os santos de devoção. Carregados de referências do passado, colaboram com a criação e representação do grupo. Hoje são bandeiras feitas com estrutura de alumínio ou madeira, em veludo e bordadas com símbolos religiosos, da natureza e dizeres. São decoradas com fitas de cetim coloridas, cordões e franjas presas nas extremidades.

Participe!

O quê: Oficina de Estandarte
Local: Oficina Cultural, que fica na praça Clarimundo Carneiro, 204, Centro
Período de duração da oficina: 16/03 a 18/03/2017
Horário: 14h às 17h
Para mais informações: (34) 3231-8608

Texto: Secom PMU

Notícias relacionadas