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Procon lança formulário online para atendimento à população

Consumidores e servidores municipais podem, a partir de agora, dar entrada pela internet com reclamações relacionadas a assuntos financeiros junto à Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Uberlândia. O órgão de proteção municipal criou formulários virtuais – que já estão acessíveis pelo portal da Prefeitura de Uberlândia – em que é possível enviar todos os dados preliminares sobre um conflito de consumo envolvendo, por exemplo, dívidas bancárias e cartões de crédito.

Pelos formulários, basta que o consumidor ou servidor repasse informações pessoais e sobre o problema para que o órgão entre em contato com a instituição financeira reclamada no intuito de tentar solucionar o conflito. Somente depois disto é que o requerente será chamando para comparecer ao Procon e levar documentações necessárias ou proceder com um acordo.

Relações financeiras

A reclamação online está temporariamente direcionada às questões financeiras porque, conforme explica a superintendente do Procon, Chelara Freitas, o tipo de assunto está no topo do ranking de reclamação dos consumidores uberlandenses. O primeiro balanço trimestral das atividades do órgão neste ano, por exemplo, mostrou que 35% (646) de 1.866 das reclamações realizadas estão ligadas ao tema. “Assim que o projeto se consolidar, pretendemos expandir esse atendimento online para todos os tipos de reclamações de consumo existentes”, disse.

O projeto de atendimento online do Procon também foi idealizado para aumentar a comodidade e eficiência dos serviços à população, bem como reduzir a necessidade de filas e esperas presenciais na sede do órgão. “Também teremos mais agilidade para identificar quais são os principais conflitos de consumos de determinada empresa”, disse ela, indicando que esta triagem apontará os índices de reclamação das instituições, que serão convidadas a enviar pareceres referentes a tais indicadores.

Novidades no Procon!

O quê: formulário online para reclamação no Procon
Para quem: consumidores e servidores municipais que queiram reclamar sobre conflitos de consumo com instituições financeiras (dívidas bancárias, renegociações, cartões de crédito)
Acesse:
Formulários online para consumidores
Formulário online para servidores municipais

Texto: Secom PMU

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