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Sistema SIM realiza média de 53 mil atendimentos ao ano

A central de atendimento é o canal oficial da prefeitura e agiliza a prestação de serviços à comunidade.

Criado para proporcionar um atendimento individualizado à população, o Serviço de Informação Municipal (SIM) da Secretaria de Comunicação Social completa 32 anos na nesta segunda-feira (15). A central de atendimento é o canal oficial da prefeitura e agiliza a prestação de serviços à comunidade, seja atendendo solicitações ou fornecendo informações imediatas do cidadão. Desde o início de seu funcionamento, o telefone da central se tornou conhecido, o que contribuiu para aproximar ainda mais o cidadão da prefeitura.

De 2009 pra cá, o SIM alcançou uma média superior a 53 mil atendimentos por ano. Só neste quadrimestre, mais de 31 mil ligações foram registradas, ou seja, uma média de 238 ao dia. A estrutura do setor é composta por duas equipes de atendentes que trabalham de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Como funciona

As informações imediatas são repassadas com base em um banco de dados constantemente atualizado. Já as solicitações passam pelas etapas de registro, direcionamento à secretaria responsável pelo serviço, execução e resposta ao cidadão. “No momento em que a pessoa requer um serviço e recebe o número de protocolo para acompanhamento do pedido, a secretaria toma ciência da demanda, executa a tarefa e registra a conclusão no sistema. Ao final do processo, informamos o contribuinte sobre a execução”, explicou a coordenadora do SIM, Ângela Artiaga Lopes.

Ainda de acordo com a coordenadora, o direito à informação é constitucional e o SIM colabora com o planejamento dos trabalhos de toda a prefeitura. “Devemos atender de forma organizada as solicitações e ajudar as secretarias a planejar suas ações de manutenção ao receber os pedidos”, observou.

Aliado

Criado em 1985, o SIM fazia (inicialmente) o atendimento de forma manual. “Nós recebíamos as ligações, registrávamos os pedidos e encaminhávamos para cada secretaria. Hoje tudo é muito rápido e conseguimos controlar todas as ligações de forma segura”, explicou Ângela Maria Artiaga.

Como o serviço precisava ser ampliado, há oito anos o SIM ganhou um aliado: o Fale com o Governo. Foi em janeiro de 2009 que o atendimento passou a ser também on-line pelo portal da Prefeitura de Uberlândia, onde o cidadão pode ser atendido em tempo real.

Tem dúvidas ou quer solicitar algum serviço?

Ligue 3239-2800 (atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h) ou acesse o portal da Prefeitura de Uberlândia e deixe seu apontamento no Fale com o Governo.

Texto: Secom PMU

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