Cidade Destaque Expresso

Caixa anuncia entrega de 711 moradias no residencial Pequis


Legislativo suspendeu a 10ª sessão para se reunir com o prefeito Odelmo Leão na prefeitura, onde ocorreu o anúncio.

Setecentos e onze moradias do residencial Pequis serão entregue aos participantes do programa habitacional Minha Casa Minha Vida na quinta (18) e sexta-feira (19) pela Caixa Econômica Federal. O anúncio foi feito pelo superintendente regional da Caixa, Luis Carlos Alves na manhã desta segunda-feira (15), na sala de reuniões da Prefeitura de Uberlândia. Para o anúncio da entrega, o prefeito Odelmo Leão convidou os vereadores que suspenderam a 10ª sessão ordinária do Legislativo.

Luis Carlos Alves afirmou que a Caixa aguardou autorização do Ministério da Cidades para confirmação da data e que o prefeito Odelmo Leão entrou em contato com representantes do Ministério da Cidade para que o processo de entrega fosse acelerado. Alves disse ainda que uma apresentação ao prefeito do funcionamento do programa habitacional já estava prevista. “Tivemos alterações nas regras de andamento e entrega do empreendimento Minha Casa Minha Vida, então a gente fez questão de procurar o prefeito porque nós temos acompanhado uma série de desinformações que mostram claramente, que existe um desconhecimento de como funciona esse processo”.

O superintendente explicou que o poder público municipal tem duas responsabilidades. “Primeiro, fazer a seleção das famílias que serão beneficiadas pelo programa e a indicação dessas famílias para a Caixa. Após a entrega, o município nos auxilia no papel de fazer a vistoria de efetivamente esses imóveis estão sendo ocupados de maneira legal dentro dos critérios do programa. E encontrando imóveis, objeto de denúncia de ocupação irregular, o município apresenta a denúncia para a Caixa que vai à Justiça procurar a reintegração desses imóveis”, disse.
De acordo com Alves, a Caixa representa o fundo de arrendamento residencial. “A Caixa contrata a construtora, seleciona quais empreendimentos quer fazer de acordo com as propostas apresentadas e arca, em nome do governo federal, com os custos de construção do programa”.

Atraso – Em relação aos residenciais Pequis e Monte Hebron, o superintendente regional da Caixa, Luis Carlos Alves informou que as moradias estão prontas há alguns meses e o fato que provocou o atraso na entrega foi a constatação do Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgoto) que o sistema de esgotamento sanitário do Pequis efetivamente não estava concluído. “O Dmae em janeiro procurou a Caixa pedindo a suspensão da entrega, alegando que o sistema de esgotamento sanitário não estava pronto, não suportaria a colocação de mais famílias naqueles residenciais”, afirmou.

Alves disse ainda que as moradias dos residenciais Monte Hebron e Córrego do Óleo estão em obras que deverão ficar prontas entre o final do primeiro semestre, início do segundo semestre de 2017. “A previsão é que até o final do ano estes empreendimentos estejam entregues aqui em Uberlândia”.

Texto: Leonardo Leal

Notícias relacionadas

1 comentário

Comments are closed.