Cidade Expresso Foco

Prefeitura e CDL firmam parceria para oferecer cursos de capacitação

. A parceria foi celebrada entre o prefeito Odelmo Leão e o presidente da CDL local, Cícero Heraldo Oliveira Novaes.

Uma parceria entre a prefeitura de Uberlândia e a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), de Uberlândia, por meio da Fundação CDL, foi assinada na tarde de quarta-feira feira (17), para oferecer cursos de capacitação visando preparar jovens e adultos para o mercado de trabalho. O termo de cooperação foi assinado pelo prefeito Odelmo Leão, o presidente da entidade, Cicero Heraldo Novaes e o presidente da Fundação CDL, Humberto Jardim.

A parceria contempla o Programa Jovem Aprendiz, destinado para jovens de 14 a 16 anos; a oferta de cursos de gestão empresarial e tecnologia e a realização de palestras complementares. De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação, Iracema Barbosa Marques, em alguns casos, a prefeitura entra com a estrutura e os instrutores, em outros a CDL entra com o conhecimento, com a contratação dos instrutores e o know how.

Iracema destacou que o encaminhamento para o primeiro emprego no programa Jovem Aprendiz será feito pela CDL. Ela disse também que desde o início da gestão procurou planejar e iniciar cursos profissionalizantes. “A gente tem certeza que é o caminho correto para que as pessoas encontrem sua dignidade e tenham uma vida melhor”.

Durante a assinatura da cooperação no centro administrativo, o prefeito Odelmo Leão ressaltou que está retomando ações já desenvolvidas em sua gestão anterior. “Quando eu deixei a prefeitura em 2012, nós tínhamos aqui 65 cursos profissionalizantes, nós empregamos no primeiro emprego mais de 15 mil jovens, e nós vamos para essa retomada sim, agora em parceria com a CDL”.

Já Cicero Novaes afirmou que durante os 40 anos de existência a CDL sempre esteve voltada para a classe empresarial e para a população da cidade. “Por isso nos preocupamos com o ambiente de negócios que estamos inseridos. E a prefeitura tem papel fundamental nessa história. O que nós fizemos: estendemos a mão e nos colocamos à disposição para parceria em todas as áreas possíveis que visem à cidade e sua população”. Ele acrescentou que esse primeiro convênio com a prefeitura demonstra o reconhecimento do papel da Fundação CDL na capacitação de jovens para o mercado de trabalho.

Veja abaixo detalhes da parceria:

Programa Jovem Aprendiz

O curso de Capacitação para o Primeiro Emprego será destinado a adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, com idade entre 14 e 16 anos e será ministrado nos Núcleos de Apoio Integral à Criança e ao Adolescente (Naicas) dos bairros Morumbi, Marta Helena, Jardim Célia, Tibery, Luizote de Freitas e no distrito de Tapuirama. Cada núcleo terá ao menos uma turma com até 25 vagas.

Gestão Empresarial e Tecnologia

Nas áreas de gestão empresarial e tecnologia, os cursos são de ‘Técnicas de Vendas e Atendimento’, ‘Auxiliar Administrativo’, ‘Auxiliar Financeiro e ‘Excell’. As aulas são para pessoas com idade acima de 16 anos, em situação de vulnerabilidade social. Serão disponibilizadas 660 vagas, nos Centros de Referência Profissionalizante dos bairros Lagoinha, Luizote de Freitas, Planalto, Campo Alegre e nos Ônibus Itinerantes Meu Ofício. A carga horária varia entre 30 e 80 horas.

Inscrições

As inscrições dos jovens e adolescentes que têm interesse em participar dos cursos serão abertas a partir de quinta-feira (18). Os interessados em conhecer e participar dos cursos de capacitação podem procurar a secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação, de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h na avenida Anselmo Alves dos Santos, 600 – Santa Mônica, telefone (34) 3239-2578.

Texto:Leonardo Leal

Notícias relacionadas