Cidade Destaque Expresso

População recebe informações sobre riscos do tabagismo

Foto: Pixabay

O 31 de maio é Dia Mundial sem Tabaco. Para conscientizar as pessoas sobre o tema, a Secretaria de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil promove diversas atividades em Uberlândia para divulgar informações sobre os riscos trazidos pelo cigarro. Na quarta-feira, os profissionais da prefeitura distribuirão materiais educativos e conversarão com os cidadãos sobre os malefícios do fumo. Entre as 9h e 11h os trabalhos serão desenvolvidos no aeroporto. Das 11h às 15h30, equipes estarão no Terminal Central e das 16h às 17h, no Terminal Rodoviário.

De acordo com informações divulgadas pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), o uso mundial de tabaco mata quase seis milhões de pessoas por ano, sendo que deste total, mais de 600 mil são considerados fumantes passivos (pessoas que não fumam, mas convivem com fumantes e inalam a fumaça do cigarro). Se a realidade não mudar, estão previstas mais de oito milhões de mortes anualmente a partir de 2030.

Alerta à comunidade

O Dia Mundial sem Tabaco é comemorado anualmente em 31 de maio. A data foi criada em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como um alerta sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.

No Brasil, a lei federal 12.546 proíbe o ato de fumar cigarrilhas, charutos, cachimbos e outros produtos em locais de uso coletivo, públicos ou privados, como corredores de condomínios, restaurantes e clubes – mesmo que o ambiente esteja parcialmente fechado por uma parede, divisória, teto ou toldo. O documento foi aprovado em 2011 e regulamentado em 2014.

Fique por dentro!

Dia Mundial sem Tabaco
Quando: 31 de maio (quarta-feira)
Horários e locais:
– 9h às 11h – Aeroporto, praça José Alves dos Santos, s/n, Aclimação.
– 11h às 15h30 – Terminal Central de Ônibus, avenida João Pinheiro, 1.154, Centro
– 16h às 17h – Terminal Rodoviário, praça da Bíblia, 200, Martins

Texto: Secom PMU

Notícias relacionadas