Cultura Expresso Foco

Casarões em miniatura serão expostos na Casa da Cultura

Foto: Reprodução/ Instagram

Pequenos casarões, igrejas e imóveis do passado estarão expostos a partir de quinta-feira (1°), na Casa da Cultura, na mostra ‘Miniatura’. A obra, de Edward Dias, envolve uma produção com processos típicos de um canteiro de obras, como rebocagem com cimento, aplicação de argamassa e pinceladas que simulam pinturas feitas com cal. A exposição fica aberta ao público até o dia 30 de junho, de segunda à sexta-feira, entre 12h e 18h.

Curiosidade que virou ofício

Apesar da pouca idade – apenas 25 anos – Edward tem a sabedoria de um construtor experiente. Coloca um pedaço de madeira daqui, cola algo dali e arquiteta com perfeição as miniaturas que deseja reproduzir. Ele explica que a ideia surgiu em 2009, logo depois que esteve em Tupaciguara (MG) para visitar uma tia. “Observei cada detalhe do antigo palacete da família e resolvi fazer uma maquete. Usei palitos para montar a estrutura da casa, as janelas e as portas”, conta. O artesão não se limitou à área externa: fez os móveis, exatamente iguais aos que mobiliavam a residência. O único toque de modernidade ficou por conta das lâmpadas de led que utilizou para simular a iluminação de dentro e de fora do palacete.

Não demorou muito para que amigos e parentes descobrissem que ali nascia um novo talento. Grande admirador de arquitetura antiga, Edward passou a ser chamado para reproduzir imóveis de outras famílias e deixar muita gente com aquela gostosa sensação de nostalgia. “Tenho certeza que esse trabalho é um verdadeiro dom dado por Deus, pois nunca estudei nenhum tipo de arte”, explica o artesão.

Das diversas construções feitas até hoje, Edward se recorda com carinho de algumas, como a réplica da Igreja do Rosário (patrimônio de Uberlândia), uma antiga fazenda (em Patrocínio, no Alto Paranaíba) e um casarão (do estado do Rio de Janeiro) que o artista conseguiu executar depois de receber algumas fotos enviadas pelo dono do local. “Considero essas edificações interessantes pelo fato delas serem duradouras e carregarem muita história. A engenharia do passado era muito diferente da que temos hoje e, mesmo assim, as construções continuam firmes e sólidas”, apontou.

O trabalho de Edward ficará em exposição na Casa da Cultura até o dia 30 do próximo mês.

Prestigie!

O quê: exposição ‘Miniatura’, de Edward Dias
Quando: a partir do dia 1° de junho
Onde: na Casa da Cultura, que fica na praça Coronel Carneiro, 89, bairro Fundinho (Centro Histórico de Uberlândia – MG)
Para mais informações: (34)3255-8252/ 9.91256778 ou casadacultura@uberlandia.mg.gov.br
Acesse o Instagram do Edward e conheça mais obras do artista.

Texto: Secom PMU

Notícias relacionadas