Cidade Destaque Expresso

Programa Buriti fará plantio de mudas na 7ª Semana do Meio Ambiente

Foto: Comunicação Dmae

O Programa Buriti, desenvolvido pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), estará presente na7ª Semana do Meio Ambiente, realizada entre os dias 1º e 5 de junho em Uberlândia. Na programação do evento consta ainda palestras, visitas técnicas e o plantio de mudas do Cerrado. O programa realiza, gratuitamente, a recuperação e preservação de nascentes em áreas degradadas na zona rural de Uberlândia.

Cuidado permanente

No dia 5 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente – o Dmae vai realizar o plantio de 200 mudas nativas do cerrado no Parque Linear do Córrego do Óleo, no bairro Mansour, zona Oeste, em uma ação semelhante à realizada em áreas degradas na zona rural. Por meio do programa, os produtores rurais que fazem adesão ao Buriti, recebem, sem custo, cercamento da área, plantio de árvores, conservação de estradas, terraceamento (curva de nível) e barraginhas (bolsões para escoamento de água construídos nas margens das estradas vicinais).

As áreas recuperadas já apresentam resultados positivos, como é o caso da fazenda Bom Jardim, localizada às margens da represa de Bom Jardim. O local está incluído no programa municipal há cinco anos e, depois da implantação, a água da represa aumentou, acabaram os problemas de erosão e as nascentes estão protegidas. Na propriedade foram plantadas 3,2 mil mudas de árvores numa Área de Preservação Permanente (APP) de 237 hectares. Desde 2008 já foi realizado o plantio de mais de 200 mil mudas e, neste ano,o Programa Buriti vai intensificar as ações de proteção e recuperação de nascentes com outras 65 mil mudas.

Semana Meio Ambiente

A 7ª Semana do Meio Ambiente, realizada dentro da programação do‘Junho Verde’, é realizada pela Câmara Municipal com o apoio da Prefeitura Municipal de Uberlândia por meio do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), secretariasde Obras e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico, além de entidades, instituições e empresas do setor privado. A abertura da Semana do Meio Ambiente acontecerá dia 1º de junho, no auditório Cícero Diniz, com palestrado ambientalista Tarcísio de Paula Pinto sobre Gestão de Resíduos. Entre os temas abordados durante o evento estão: energias renováveis, resultados de monitoramento de fauna nas áreas das usinas Capim Branco I e II e Parque do Pau Furado.

Estudantes do ensino médio e graduação poderão fazer visitas técnicas às empresas da área ambiental e vivenciar o trabalho desenvolvido. Universitários de cursos relacionados à gestão ambiental e outros jovens alunos terão a oportunidade de vivenciar as questões ambientais de Uberlândia não apenas na teoria, mas na prática também.

Coleta Seletiva

Em comemoração ao ‘Junho Verde’, o Dmae participará ainda no dia 5 de junho de uma ação em conjunto com as associações e cooperativas que trabalham com material reciclável em Uberlândia. A ação de conscientização acontece na praça Tubal Vilela, a partir das 9 horas. O objetivo é explicar à população a importância de separar o material reciclado dos resíduos sólidos. Para Roosevelt Martins, presidente da Associação dos Catadores e Recicladores do Bairro Taiaman (Assotaiaman) a ação é importante. “Vem para conscientizar a população de que nós dependemos do material reciclado para ter nossa fonte de renda. As pessoas poderão conhecer nosso trabalho”, contou. Atualmente são recolhidos pelos caminhões da Coleta Seletiva cerca de 167 toneladas por mês, em 29 bairros de Uberlândia.

Confira a parte da programação da Semana do Meio Ambiente:

Quinta-feira (01/06)
– 8h30- Visita técnica à Uberlândia Refresco
Local: Auditório Cícero Diniz – Centro Administrativo

– 13h – Abertura da 7ª Semana com apresentação do músico de choro Wellington Grama
– 14h – Palestra: Avanços nas Práticas de Gestão dos Resíduos Sólidos da Construção CivilPalestrante: Tarcísio de Paula Pinto, diretor técnico da I&T – Gestão de Resíduos
– 15h – Palestra: Destinação Adequada de resíduos oriundos das podas de árvores e roçagem no município
Palestrante: Antônio Vicente Alves Rosa, Consórcio Verde
– 15h30 – Intervalo
– 15h45 – Palestra: Coletas Online
Palestrante: André Luiz Calixto Pereira, engenheiro ambiental e Fiscal de Posturas da Prefeitura
– 16h30 – Mesa Redonda
Mediador: João Fernando Dias, doutor em Engenharia e Construção Civil, professor da UFU -19h às 22h
Local: Auditório Cícero Diniz – Centro Administrativo Municipal

-Palestra: Energias Renováveis Fotovoltaica
Palestrante: Walter Luiz Alves Oliveira Júnior, coordenador de Engenharia da Alsol

-Palestra:Fauna e Flora da Região do Parque Estadual do Pau Furado (IEF)
Palestrante: Leonardo Massamitsu Ogusuku, Gerente do Parque Estadual do Pau Furado

– Palestra:Apresentação de resultados de monitoramento de fauna nas áreas de influência das Usinas CCBE
Palestrante: Guilherme Coelho Melazo, Coordenador Sócio Ambiental CCBE

Confira a programação completa no site do Dmae

Texto: Secom PMU

Notícias relacionadas