Estilo de Vida Expresso Foco

Falar bem, faz muito bem!

 

Foto: Divulgação

Saber se expressar traz mais saúde e qualidade de vida às nossas relações pessoais e profissionais, mas como fazer da forma certa?

Recentemente saiu em pesquisas (FVG) que o medo de falar em público supera o medo da morte. Fiquei meio extasiada ao ler a notícia, mas sei que realmente é bem comum esse medo, e confesso que ainda sinto muito frio na barriga ao precisar falar para muitas pessoas.

Mas, conscientes do que precisamos e devemos falar, e pautados sempre nas verdades em que acreditamos, as palavras exercem bastante poder.

Já dizia Deepak Chopra: “O que você fala, cria sua realidade, palavras têm poder. Fale sempre criando felicidade”.
As palavras são reflexo dos nossos pensamentos e sentimentos, e por isso têm esse enorme poder. (É claro que primeiramente deveríamos silenciar a mente e aprender a cultivar apenas bons pensamentos, assim sendo, já seria um processo mais fácil o tal do se comunicar bem).

Mas considerando todos os nossos bons pensamentos, ainda assim existe a dificuldade de ter uma comunicação efetiva com as pessoas.

Comunicar faz parte da vida e estamos o tempo todo nos comunicando, verbal ou não verbalmente, quer percebamos isso ou não. Até parados, se diante de mais alguém, nós estamos, sim, nos comunicando. Precisamos estar o tempo todo nos posicionando, informando as pessoas de como trabalhamos, convencendo de algum projeto, vendendo uma ideia ou serviço, nos “vendendo” e por aí vai.

E daí, como fazê-lo de forma mais assertiva?

“A essência da comunicação bem-sucedida”, segundo o grande estrategista, escritor e palestrante motivacional estadunidense e também um dos responsáveis pela popularização da Programação Neurolinguística (PNL) Anthony Robbins, “ é a capacidade de entrar no mundo de alguém, fazê-lo sentir que você o entende e que vocês têm um forte laço em comum. É a capacidade de ir totalmente do seu mapa do mundo para o mapa do mundo dele.” (Esta é uma técnica conhecida como Rapport).

Robson Narek, Master Coach de Uberlândia, é ministrante de cursos de Oratória por todo o País, e afirma com total clareza e certeza que o triunfo na vida pessoal e profissional nasce de uma comunicação assertiva.

Diante desse pensamento e dos vários significados de triunfar, um deles que eu gosto bastante é de que triunfar é ser tomado de grande alegria, é se destacar, é ter sucesso no que se quer fazer, é ser feliz!

Narek, em seu curso denominado “Coaching de Oratória”, busca ensinar aos participantes como ter uma comunicação integral.

 

Foto: Divulgação

Em sua metodologia, é ensinada uma série de recursos (que todos nós podemos aprender), e estes são estudados de forma dinâmica e atrativa, passando pelos 4 elementos (uma forma didática e clara de tirar o medo das pessoas de falar em público e ser assertivo em sua comunicação).

– No elemento Terra, ele ensina como podemos utilizar recursos corporais com gestos de nossos membros inferiores e superiores, dicção e modulação de voz.

– Representando o elemento Água, também temos a comunicação emocional, que nos convida a conhecer maneiras de criar empatia e fluidez, seja na comunicação em grupo ou individual.

– No elemento Ar, aprende-se a estruturar o seu discurso, tendo começo, meio e fim, seja o tempo que for, pode ser uma fala de 5, 10 minutos ou 1h30, e aprende-se a como ser criativo e estimular o visual e o interesse da pessoa em um flyer ou através de uma boa apresentação de PowerPoint.

– Por último, o elemento Fogo, que representa o entusiasmo, a nossa expressão, sempre respeitando sua forma de ser e a sua personalidade, com intuito de proporcionar uma comunicação mais motivadora.

Bom, eu sei que essa metodologia dos 4 elementos me encantou e me fez ver que existem técnicas e pessoas que podem nos ajudar a melhorar a saúde e a qualidade de nossa comunicação e assim evitarmos grandes desgastes na vida e em nossos relacionamentos.

Foto: Divulgação

 

Se querem conhecer e saber mais sobre cursos de oratória, Robson Narek estará ministrando o Coaching de Oratória nestes dias 17 e 18 de junho, no Hotel Ibis, em Uberlândia.

Para vender melhor o seu peixe, entre no site  Guia Livre Ser confira os cursos que há nessa área.

Texto: Lídia Tostes
Reikiana, produtora cultural e holística

Notícias relacionadas