Cultura Expresso Foco

‘Cine Sesc’ prossegue com exibições gratuitas em junho

Foto: Feepik/Divulgação

Durante o mês de junho o Cine Sesc vai apresentar um recorte do lendário Studio Ghibli que obteve destaque em todo o mundo quando Hayo Myiazaki, um dos seus criadores, ganhou o Oscar de melhor animação com A viagem de Chihiro, em 2004.

No entanto a história deste carismático estúdio japonês começa muito antes, em 1974, quando Myiazaki e Isao Takahata se conhecem e decidem inaugurar um espaço para se dedicarem a animação em filmes de longa duração, com mais apuro técnico do que as séries para TV no qual trabalhavam. Em 1986 lançam seu primeiro filme: Nausicaa do vale do vento, filme que inaugura o ciclo de junho. O Ghibli é conhecido mundialmente por sua icônica marca, o Totoro, fantástico personagem do filme Meu amigo Totoro, que integra a programação do mês.

Os demais filmes a serem exibidos nessa temporada são o cultuado Princesa Mononoke; o indicado a melhor Oscar de animação em 2016, O conto da princesa Kaguya; e O mundo dos pequeninos.

Apesar da ameaça de fechar as portas em 2014, o Studio Ghibli continua em atividade e entre seus mais recentes projetos estão a série de TV animada vencedora do Emmy Ronja, a filha do ladrão, digirida por Goro Miyazaki, filho de Hayo Myiazaki, e o filme As Memórias de Marnie, Hiromasa Yonebayashi, o mesmo diretor de O Mundo dos Pequeninos, filme que encerra este ciclo.

Ao todo, 23 unidades exibirão os filmes em Minas, até 30 de junho, conforme programação nos links a seguir. No interior do estado, o Cine Sesc ocorre, simultaneamente, em 16 unidades do Sesc. São elas: Almenara, Araxá, Bom Despacho, Governador Valadares, Januária, Juiz de Fora, Lavras, Montes Claros, Muriaé, Paracatu, Patos de Minas, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Santos Dumont, Uberaba e Uberlândia.

Também há exibições na capital, Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e Grande BH, nas seguintes unidades: Sesc Contagem-Betim, Desportivo, Floresta, Santa Luzia, Sete Lagoas, Tupinambás e Venda Nova. Todas as sessões são gratuitas.

SOBRE O ‘CINE SESC’

O Cine Sesc é uma iniciativa que promove a circulação, difusão e o acesso a produções cinematográficas nacionais e internacionais. Realizado em espaços de cinema não convencionais, o projeto é um dos maiores circuitos de exibição de filmes no país.

As obras são apresentadas nas salas de audiovisual das unidades do Sesc, incentivando a fruição e o bate-papo em torno do cinema brasileiro e internacional, comercial ou independente, em um eixo educativo, artístico e cultural. Nessa perspectiva, o projeto propõe um recorte temático, com filmes que abordam assuntos sociais relevantes.

Para se ter ideia de sua abrangência, apenas em 2016, o Cine Sesc alcançou um público de, aproximadamente, 80 mil pessoas em Minas Gerais.

SERVIÇO

Cine Sesc – Studio Ghibli: Um pequeno recorte
Entrada gratuita
Programação Cine Sesc Uberlândia:
► 6/6 | 19h | Meu amigo Totoro
► 13/6 | 19h | Princesa Mononoke
► 20/6 | 19h | O conto da princesa Kaguya
► 27/6 | 19h | O mundo dos pequeninos
Sesc Uberlândia (34) 3304-1200 | Rua Benjamin Constant, 844 – Aparecida

Texto: Ascom Sesc

Notícias relacionadas