Cultura Expresso Foco

Inscrições para concurso literário estão abertas

Foto: Pixabay

Os estudantes e professores do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e de todo o ensino médio, de escolas públicas e particulares de Uberlândia, podem se inscrever para o 13º Concurso Literário Estudantil. As inscrições vão até o dia 16 deste mês e os textos deverão ser baseados no tema ‘Patriotismo – Orgulho de ser brasileiro’. A iniciativa é uma promoção do 36º Batalhão de Infantaria Motorizado (Bimtz) e Instituto de Artes, Cultura e Ciências do Triângulo (IAT), com apoio da Prefeitura de Uberlândia. As inscrições devem ser feitas pela escola pelo e-mail concursoliterario.cemepe@gmail.com. As unidades interessadas receberão um formulário, por ano de ensino, que deverá ser preenchido pela direção e enviado novamente para o e-mail acima.

A competição foi organizada em sete linhas temáticas, em que o grau de dificuldade aumenta de acordo com o ano escolar e os melhores textos serão publicados em um livro. Quem ficar em primeiro lugar receberá uma viagem cultural à Escola Preparatória de Cadetes do Exército (em Campinas-SP) e Academia Militar das Agulhas Negras (em Resende -RJ). Também será publicado um livro com o título ‘Patriotismo’ com os três melhores textos de cada ano de ensino. Os autores dos textos receberão 10 exemplares da obra.

Os textos de 20 a 30 linhas deverão ser produzidos no formato dissertativo, durante uma prova. Os eixos usados para as análises serão fidelidade ao tema, originalidade e correção gramatical.

Participe!

13º Concurso Literário Estudantil
Inscrições: Até o dia 16 de junho pelo e-mail concursoliterario.cemepe@gmail.com
Tema: ‘Patriotismo – Orgulho de ser brasileiro’
Subtemas por ano escolar:
– Ensino fundamental
– 6º ano – Esportes
– 7º ano – Símbolos
– 8º ano – Cidadania
– 9º ano – Personagens
– Ensino médio
– 1º ano – Cultura
– 2º ano – Território
– 3º ano – Valores

Cronograma:
– Até 16 de junho – Inscrições pelo e-mail concursoliterario.cemepe@gmail.com
– 22 de junho – Divulgação de horário e local da prova
– 1º de julho – Aplicação do prova
– 03 a 08 de julho – Seleção e avaliação dos textos pela Comissão Organizadora
– 10 de julho – Divulgação do resultado do concurso
– 2ª semana de agosto – Viagem cultural
– 25 de agosto – Solenidade de premiação

Texto: Secom PMU

Notícias relacionadas