Estilo de Vida Expresso Foco

Erros que podem e devem ser evitados à mesa

Bruna Barcelos é consultora de etiqueta. Foto: Divulgação

Sempre falamos de etiqueta à mesa, porém, existem vários erros fáceis de cometer e que muitas vezes não se comenta. Conheça alguns deles:

• Assoprar a colher ou o prato para esfriar os alimentos: os alimentos são quentes, pois nossa cultura sempre foi essa, por isso assoprar a colher de uma sopa, por exemplo, além de deselegante, é feio e anti-higiênico. O correto é pegar com os talheres e deixar o alimento esfriar de maneira natural.
• Mexer na travessa para pegar o melhor pedaço: escolher o melhor pedaço, além de também deselegante, é extremamente antiético. Verifique rapidamente o pedaço que vai atender a sua necessidade e deixe o talher à disposição da próxima pessoa.
• Cortar as folhas da salada com faca: as folhas de saladas devem ser embutidas usando a faca e o garfo, mas nunca cortadas.
• Apalpar as frutas para escolher uma para comer: ficar amassando as frutas em mercados, hotéis etc. é extremamente desnecessário, fora que você amassa a fruta e a próxima pessoa não vai querer comprar, pois está amassada e esta acabará indo para o lixo. Então, tenha consciência: escolha a fruta pelo olhar, e não pelo tato.
• Comer de boca aberta: aprendemos isso ainda quando somos crianças, porém algumas pessoas ainda insistem em ter esse hábito. Fique atento, isso é muito deselegante.
Tenho certeza de que nenhum de vocês que estão lendo fazem isso, não é?!

Bruna Barcelos
Consultora de comportamento e etiqueta

Notícias relacionadas