Cidade Expresso Foco

Ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência realiza aula inaugural da Adesg

Foto: Divulgação

A Adesg (Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra) de Uberlândia realizou na noite de quarta-feira (07), a Aula Inaugural do 20º Cepe (Ciclo de Estudos em Política e Estratégia) com o ex-ministro chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (1995-2002) general do Exército Alberto Mendes Cardoso, no auditório da Aciub (Associação Comercial e Industrial de Uberlândia).

Com o auditório lotado, o evento foi prestigiado por autoridades civis e militares. Com o tema: Chefia com liderança – pessoas e estratégias, o general Alberto Cardoso ressaltou a importância de o líder conhecer sua equipe, ser um exemplo e agir eticamente. Ele deve desenvolver também qualidades nos seus subordinados como responsabilidade, comprometimento e motivação.

“Uma das metas do chefe é conseguir comportamentos benéficos para a população em todos os momentos”, disse e acrescentou que a liderança tem como corolário, “um modo de chefiar que harmonize a autoridade do chefe e a vontade dos subordinados, com vista a motivar a equipe e obter seu comprometimento”.

Presente no evento coronel Jayme Pinto Jorge Filho, destacou que o general Alberto Cardoso, desde a sua formação, sempre primou por uma atitude coerente com o posicionamento de um grande chefe militar. “Ele foi um exemplo na Academia Militar, comandou o curso de infantaria, comandou o corpo de cadetes. Assumiu como general cargos de extrema responsabilidade como a gestão da secretaria de Assuntos Estratégicos”, disse.

Ele acrescentou que a palestra foi de grande aprendizado para todos os presentes. “Um momento único, ainda mais no início de curso. Eu creio que a turma tenha conseguido colher excelentes resultados com essa experiência de hoje”, afirmou.

Texto: Leonardo Leal

Notícias relacionadas