Destaque Esportes Expresso

Alunos de ginástica artística da Futel participam de Festival de Inverno no sábado (17)

Foto: Comunicação/Futel

As mais de 150 atletas da ginástica artística da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) participam, no próximo sábado (17), das 8h às 15h, no G4 do Campus Educação Física da UFU, do Festival de Inverno de Ginástica Artística, que é preparatório para competições que serão realizadas em 2017. Os atletas de alto rendimento vão competir em todas as modalidades. Já os da iniciação disputarão provas de solo, salto e trave. Os primeiros colocados por modalidade e categoria serão premiados com medalhas.

Os atletas que compõem o grupo de alto rendimento se preparam para o Campeonato Estadual, Torneio Nacional e Campeonato Brasileiro, enquanto os alunos da iniciação na modalidade aprimoram os fundamentos para disputar o Campeonato Escolar, em 1º de julho.

A ginástica artística da Futel é desenvolvida em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e as aulas são realizadas diariamente no ginásio G4 do campus Educação Física. “Ali treinam alunos da escolinha, que depois podem fazer parte da equipe de alto rendimento nas categorias pré-infantil, infantil, infanto-juvenil, juvenil e adulto. As aulas são ministradas por quatro professores da Futel e o atendimento é para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos”, disse Silvio Soares dos Santos, diretor-geral da Futel.

De acordo como professor Mário Sérgio, coordenador da modalidade, a intenção é que a equipe participe de todas as competições na temporada. “Estamos nos planejando para termos atletas aptos a participarem de todos os campeonatos e torneios. No fim do mês passado, fizemos uma apresentação em Monte Carmelo, o que serviu de incentivo para que nossos atletas se empenhassem ainda mais nos treinamentos”, disse.

Atletas vencedores

A equipe coleciona vários troféus, que estão expostos no ginásio de treino. Um exemplo é o Campeonato Escolar de 2016, no qual o grupo masculino foi campeão geral e o feminino conquistou o segundo lugar, resultando em 42 medalhas. Já no torneio estadual, as meninas levantaram o título e os meninos ficaram na segunda colocação.

Tanto na escolinha quanto no alto rendimento os alunos treinam solo, barras paralelas e assimétricas, salto, trave, argola e cavalo e os alunos são divididos por nível de conhecimento. As matriculas para a iniciação no esporte estão encerradas e a previsão de abertura de novas vagas é para o segundo semestre.

Fique ligado!

O quê: Festival de Inverno de Ginástica Artística
Onde: G4 – Campus Educação Física
Quando: 17 de junho das 8h às 15h (Entrada Franca)

Texto: Secom PMU

Notícias relacionadas