Destaque Esportes Expresso

Goaball de Uberlândia garante vaga no Brasileiro

Foto: Comunicação Futel

A equipe feminina de goalball da Faculdade Shalom de Ensino Superior (Fases), de Uberlândia,está classificada para a Copa Loterias Caixa de Goalball, campeonato brasileiro da modalidade que acontecerá no mês de novembro em Brasília.

Na decisão do Campeonato Regional Sudeste 1, realizado em Vila Velha (ES), o time uberlandense derrotou o Urece (RJ) por 11 a 1 e conquistou o título. Além da equipe da Fases, Urece (RJ) e Adevibel (MG) também garantiram vaga no Brasileiro.

O goalball

O goalball é praticado por atletas que possuem deficiência visual, cujo objetivo é arremessar uma bola com as mãos no gol do adversário. Cada time conta com três jogadores e três reservas, sendo obrigatório o uso de vendas nos olhos por todos os atletas.

A percepção é pelo tato e audição; as linhas do chão são o motivo do jogo em que o tato prevalece. A bola possui guizos para o grande uso da audição e assim eles podem saber em que direção a bola está indo. É um jogo que precisa de muita concentração, por isso o silêncio da torcida e da equipe é de extrema importância.

Cuidados

Procedimentos de saúde e beleza, além de eventos comemorativos em datas especiais fazem parte da vida dos paratletas que integram equipes de associações parceiras da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel). Nos últimos dias foram realizados 110 procedimentos médicos entre consultas e exames como RX, ultrassom, ressonância, eletrocardiograma, avaliação psicológica, entre outros. Os paratletasainda tiveram seus cabelos cortados e as mulheres receberam tratamento especial em manicure e pedicure.

“São ações importantes que os paratletas recebem em diversos laboratórios e clínicas médicas sem nenhum custo para eles ou seus familiares. Já os atendimentos estéticos acontecem aqui mesmo na Arena Sabiazinho, que é o local onde a maioria treina”, disse Emilene Rosa Alves dos Santos, supervisora de iniciação aos esportes paralímpicos da Futel.

Texto: Secom PMU

Notícias relacionadas