Destaque Expresso Política

Situação dos animais de rua é tema de debate na Câmara

Representantes do Legislativo e da sociedade debateram problemas e soluções para um maior controle populacional dos animais e a posse responsável

Foto: Denilton Guimarães

Na semana passada, uma audiência pública foi realizada na Câmara Municipal de Uberlândia para discutir a questão dos animais nas ruas da cidade. Proposta pelo vereador Paulo César Alves Rocha, o PC, a audiência apresentou como soluções aumentar o número de castrações, ações educativas do poder público visando a posse responsável e criação de uma comissão permanente na Casa de Leis.

O evento contou com representantes do Ministério Público Estadual, Policia Ambiental Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, ONGs, deputados estaduais e vereadores, entre outros. O JORNAL de Uberlândia ouviu dois vereadores sobre os resultados do debate. Leia abaixo.

Vereador Paulo César – PC

Foto: Denilton Guimarães

“A questão da política pública passa por aumentar o número de castrações. Hoje, o centro de controle de zoonoses consegue de 120 a 150 castrações por mês para as pessoas que não tem condição de pagar. Mas esse número é pequeno se você considerar que tem 20 mil animais nas ruas de Uberlândia e que uma fêmea dá duas crias por ano.
“Além da castração, entra a questão da posse responsável, uma vez que grande parte dos animais que procriam, são os chamados animais ‘semidomiciliados’. Eles têm dono, mas vivem nas ruas. Na verdade, é preciso uma conscientização da população. Não é só o animal que mora na rua que procria, mas principalmente aquele que é alimentado e tem casa.

“Vamos trazer o Castramóvel novamente em Uberlândia. Estamos definindo uma nova data, uma vez que as 600 castrações realizadas foram insuficientes para atender toda a demanda. Também, durante a audiência, conseguimos o compromisso de um deputado de doar um veículo para a APA (Associação de Proteção dos Animais).”

Vereadora Michele Bretas:

Foto: Denilton Guimarães

“Participei da audiência e pude falar a respeito do que apresentei aqui na Casa. Tenho duas leis aprovadas, inclusive uma dessas leis é a lei de maus tratos que prevê penalidades administrativas para quem comete maus tratos aos animais no município com multas que chegam até R$ 10 mil.

“Uma questão importante é a criação do Comitê de Defesa Animal, inclusive na segunda-feira (12), foi objeto de deliberação na Câmara. Ele servirá como um conselho para discutir políticas públicas para os animais. Também falei do recurso que consegui junto ao deputado Luiz Tibé para o município ter o próprio Castramóvel, para que a gente possa de fato equalizar essa situação de tantos animais soltos nas ruas se reproduzindo e transmitindo doenças.

“Outro projeto que destaquei na audiência, foi o da rede de proteção animal. É um projeto de criação de um lugar fixo, onde os animais serão levados para serem castrados e depois devolvidos aos lugares onde foram pegos. Então, o que ficou dessa audiência é que temos que dar as mãos, para que projetos, como os apresentados por mim, por exemplo, sejam aprovados e apoiados pelo prefeito Odelmo Leão. Assim, a gente consegue efetividade nessa luta que até hoje, os nossos protetores independentes sofrem e fazem o papel do poder público.”

Texto: Leonardo Leal

Notícias relacionadas

1 comentário

  1. Não parabenizo ainda pois bla bla bla ja estamos cansados ……digo o seguinte…o caminho é esse…único…tem que castrar..porém se ficar por conta de so trazer duas tres vezes castra movel aqui em uberlandia, NÃO RESOLVERA NAda…o que tem que ser feito é o CASTRA MOVEL ESTAR EM UBERLANDIA E EM TODOS OS BAIRROS, NÃO IR EMBORA ENQUANTO TIVER CACHORRO PARA CASTRAR E ESSE POVO SEM NOÇAO ENTENDER QUÉ É PRECISO QUE OS ANIMAIS NÃO SAIAM AS RUAS, QUE PRINCIPALMENTE SE ESTIVER NO CIO…. ai sim, PERGUNTO PORQUE NÃO FAZEM A COISA COMO DEVE FAZER????????????? PORQUE SO QUEREM FAZER PALIATIVAMENTE????? CARAMBA, VAMOS RESOLVER O PROBLEMA AQUI, MEIO AQUI E MEIO LA NÃO RESOLVERA O PROBLEMA DE ANIMAIS ABANDONADOS NAS RUAS…

    OUTRA COISA…MICHELE BRETAS, FALA SÉRIO…ELA FEZ LEI NENHUMA, ELA COPIOU O QUE JA EXISTE….
    E FAZER LEI NAO ADIANTA SE NAO TIVER UM ORGAO RESPONSAVEL PARA PUNIR… BLA BLA BLA….FAZ DE CONTA QUE EU FAÇO ALGUMA COISA….FALA SERIO….

Comments are closed.