Destaque Estilo de Vida Expresso

YOGA, o assunto do momento em nossa região e no mundo!

Uberlândia recebe o maior evento de Yoga já oferecido em toda nossa região, e o melhor? Tudo gratuito.

Foto: Divulgação

O Yoga é uma prática milenar e antes mesmo de Cristo já existiram muitos e grandes *Yogis no mundo, e principalmente na Índia. (*Nome de quem pratica e vive a filosofia do Yoga).

Mas no Ocidente, pode-se dizer que é uma prática recente, disseminada principalmente por Paramahansa Yogananda cerca de 100 anos atrás (assistam a seu documentário no Netflix, é incrível!!) e, no Brasil, o grande Professor Hermógenes tratou de tornar o Yoga ainda mais conhecido. Porém, ainda são poucos os Yogis de verdade, aqueles que vivem e dominam a arte de praticar o verdadeiro Yoga.

A cada dia se ouve falar mais e mais de Yoga, são tantos nomes de modalidades diferentes, fotos bonitas de pessoas naquelas lindas posturas, e isso tudo vai despertando nossa curiosidade sobre o tema. Mas nem 30 artigos como este seriam capazes de explicar a essência desta filosofia milenar incrível.

Foto: Divulgação

Objetivando explicar melhor e disseminar todo o conceito do Yoga na prática, Guia Livre Ser, Solar dos Pássaros e Amuleto trarão para Uberlândia, na semana de 19 a 24 de junho, um grande evento que vai levar a todos, conteúdos práticos, teóricos e vivenciais sobre o Yoga. Trata-se da Semana Internacional do Yoga em Uberlândia. (No Facebook do @guialivreser estão todas as informações das atividades, que são gratuitas).

Mas por aqui já vamos adiantar e tentar mostrar um pouquinho do quanto o Yoga é lindo, transforma a saúde e a vida das pessoas, e não é só em lindas posturas (asanas – pronuncia-se “ássanas”) que ele se fundamenta.

Yoga, antes de mais nada, significa união, união em primeiro lugar de você com você mesmo, com sua essência, com seu eu mais divino e sutil. É um termo de origem sânscrita, uma língua presente na Índia, em especial na religião hinduísta. Yoga é um uma filosofia que trabalha o corpo e a mente, através de disciplinas tradicionais de quem a pratica. Não é uma religião.

Foto: Divulgação

O Yoga Sutra, um texto clássico sobre Yoga, inicia com a seguinte definição: “Yoga é a suspensão dos processos mentais (Yoga Chitta-vritti nirodhah). É o cessar dos pensamentos e o controle da mente.

Saiba que as posturas são só uma pequena parte do Yoga, pois seu objetivo final, grosso modo, é a libertação (moksha) dos padrões mentais limitantes que nos causam sofrimentos – conseguimos através da meditação (estar totalmente presente no momento presente, e em comunhão consigo mesmo) e outras técnicas e assim atingimos a iluminação (transformação da grande consciência humana em consciência divina). Para isso, Patañjali, grande mestre e autor do Yoga Sutra, compilou das mais antigas e sagradas escrituras hinduístas, facilitando nosso entendimento, os 8 passos para atingir a iluminação. Resumidamente, são as práticas abaixo:

Foto: Divulgação

1) OS YAMAS (abstenções): são cinco atitudes éticas que devemos ter diante do outro, da natureza e de nós mesmos: Ahimsa: não violência – Satya: não mentir – Asteya: não roubar – Brahmacharya: não exagerar – Aparigraha: não ter apego.
2) Os NYAMAS (promoções): são cinco atitudes que devemos promover em relação a nós mesmos: Saucha: purificação – Santosha: contentamento – Tapas: autodisciplina – Swadhyaya: estudo de si mesmo – Ishvara Pranidhana: devoção.
3) ASANAS: são as posturas físicas.
4) PRANAYAMA: o controle da energia vital (prana) por meio da respiração.
5) PRATYAHARA: controle dos sentidos e estabilização das sensações da mente.
6) DHARANA: a concentração e atenção fixa em um único ponto.
7) DHYANA: a meditação.
8) SAMADHI: o estado de comunhão com Deus ou iluminação.

Visando trazer tudo isso a conhecimento de todos e reconhecendo os imensos benefícios da prática, a ONU declarou 21 de junho como o Dia Internacional do Yoga, adotando uma medida proposta pelo primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, que disse que o Yoga permite que as pessoas “descubram o sentido de unidade consigo mesmas, o mundo e a natureza”.

Em torno desse conceito e do propósito de levar o Yoga para todos de nossa cidade e região (lembrando que o Yoga é para todos e transcende todas as barreiras de religião, idade, nacionalidade e cultura), a comunidade “yoguica” de Uberlândia se reuniu no movimento de celebrar essa data por uma semana (19 a 24 de junho), para levar mais de 30 atividades, de forma gratuita, à população de nossa região.

Na Semana Internacional de Yoga serão oferecidas por várias escolas e profissionais do Yoga, aulas e atividades de:
– Hatha Yoga;
– Kundalini Yoga;
– Supyoga;
– Ashtanga Yoga;
– Vinyasa Yoga;
– Acroyoga;
– Thay Yoga Massagem;
– Yoga Restaurativa;
– Yoga Tibetana;
– Yoga para crianças, adolescentes e para a longevidade;
– meditações;
– relaxamentos;
– exercícios respiratórios;
– palestras (ayurveda, alimentação, yoga para mulheres, tantra yoga, doenças psicossomáticas, etc.)
– exibição de documentários;
– e, além de tudo, noite de mantras e show com música e dança indiana.

O Yoga se tornou sinônimo de relaxamento, felicidade e criatividade, e as pessoas encontraram também alívio para ansiedade, estresse, vícios e insônia. Celebrar esta data e fazer isso conhecendo e se aprimorando nas diversas praticas que o Yoga oferece, conhecendo maravilhosos profissionais e espaços de Uberlândia, faz um bem danado e faz com que nosso mês de junho seja especialíssimo.

Compareça ao evento, tire suas dúvidas, experimente, esteja aberto a receber tamanha cura, experienciar novidades e conhecer uma galera que, assim como você, está em busca de felicidade, realização e saúde nessa jornada chamada vida. Compartilhe essa informação! Todas as atividades serão gratuitas.

Texto: Lídia Tostes é uma das idealizadoras da Semana do Yoga em Uberlândia, produtora cultural e holística, praticante de Yoga e também idealizadora do portal Guia Livre Ser

Notícias relacionadas