Comportamento Expresso Foco

Etiqueta nos negócios: fique atento a como você se comporta no trabalho

Foto: Pixabay

Vivemos um momento em que as pessoas estão cada vez mais individualistas e muitas vezes perdem um pouco a noção do que é compartilhar um ambiente. No mundo dos negócios isso não é diferente, mas acredito que ainda vale a pena tentar ser mais polido, especialmente quando o assunto é profissional. Separei algumas diquinhas para você se antenar:

O grande vilão do momento: celular. Isso mesmo! Ele é o vilão na lista de deselegância. O correto, quando se está em um negócio, é deixá-lo no silencioso ou até mesmo desligar, se a reunião for primordial para você ou para sua empresa. Nada substitui o “olho no olho”, principalmente em negociações.

Compromisso: marcou? Cumpriu. Aconteceu imprevisto e não poderá comparecer? Ligue ou envie uma mensagem se desculpando. É o mínimo. Afinal, a outra pessoa cancelou outros compromissos para estar com você naquele horário. O horário também é importante: seja pontual e ponto!

Escute mais: nada de chamar atenção para você mesmo. Evite falar demais e foque o assunto. Não há nada mais desagradável que os assuntos não respeitarem a pauta previamente estipulada.

Almoços, jantares ou coquetéis: nunca deixe o celular em cima da mesa de refeições. De preferência, coloque-o no silencioso ou vibracall. Evite conversas pessoais e foque o tema do evento. Todas as regras de etiqueta à mesa são válidas nesse ambiente.

A todo o momento você está sendo observado. Então vamos fazer de tudo para que essa imagem seja positiva e com isso você possa realizar bons negócios!

Texto: Bruna Barcelos
Consultora Comportamental

Notícias relacionadas