Cidade Destaque Expresso

Semana de Prevenção às Drogas começa hoje (20)

Foto: Pixabay

A Secretaria de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil, em parceria com instituições, promove a Semana Municipal de Prevenção às Drogas entre os dias 20 e 26. Várias atividades serão desenvolvidas em alusão ao tema, com a finalidade de conscientizar a população sobre os perigos do uso das drogas e do álcool.

Confira a programação!

Cerimônia de abertura da Semana Municipal de Prevenção às Drogas
Quando: Terça-feira – 20 de junho – 19h
Local: Auditório Cícero Diniz, Centro Administrativo Municipal, avenida Anselmo Alves dos Santos, 600, bairro Santa Mônica
A cerimônia terá relatos de representantes e residentes de comunidades terapêuticas e ex-dependentes químicos reabilitados. Durante o evento haverá ainda homenagens às pessoas envolvidas no combate às drogas.

Palestra educativa na Algar Agro – Projeto Repud e distribuição de panfletos educativos
Quando: Quarta-feira – 21 de junho – 10h
Local: Algar Agro – Avenida José Andraus Gassani, 2464, Distrito Industrial,
A Rede Empresarial de Prevenção ao Uso de Drogas (Repud) realiza parcerias com empresas de Uberlândia. O intuito é promover ações voltadas à prevenção, educação e conscientização dos trabalhadores e seus familiares. Também são formados multiplicadores nas empresas para contribuir na divulgação dos trabalhos.

Palestra educativa na Unipas – Projeto Reage
Quando: Quarta-feira – 21 de junho – 19h
Local: Rua Angêlo Testa, 425, bairro Osvaldo Rezende
A Rede Cristã de Agentes em Proteção (Reage) integra a Secretaria Municipal de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil às instituições religiosas e lideranças cristãs de Uberlândia no cumprimento em conjunto de suas responsabilidades sociais.

Projeto Caravana de Prevenção
Quando: Quinta-feira – 22 de junho – 8h às 16h
Local: Escola Municipal Professor Domingos Pimentel de Ulhôa – Rua Antônio R. Chaves, 1.540, bairro Santa Mônica
A Caravana de Prevenção propõe a reflexão e a sensibilização às crianças e aos adolescentes com palestras, oficinas, diálogos interativos e leves. O projeto itinerante ressalta a prática de hábitos saudáveis como esporte, arte e cultura, visando qualidade de vida e perspectiva de futuro.

Projeto ‘Recomeço – Prevenção à Recaída’ na Comunidade Terapêutica Ser Livre Feminina
Plantio de mudas de árvores por acolhidas da comunidade terapêutica
Quando: Sexta-feira – 23 de junho – 14h
Local: Comunidade Terapêutica Ser Livre
Ação de prevenção à recaída: O evento consistirá em uma das edições do projeto Recomeço, de iniciativa do Núcleo de Reinserção Social, pertencente à Diretoria de Prevenção às Drogas e Reinserção Social. Será ministrada palestra motivacional e ocorrerão atividades culturais, lúdicas e de lazer, além de prestação de serviços gratuitos. O Recomeço surgiu para mostrar que o mais importante é a pessoa dar uma nova chance a si mesmo. Nessa perspectiva, o projeto contribui na construção de novos projetos de vida dos acolhidos das comunidades terapêuticas ainda dentro destes locais e depois, quando retornam ao convívio social.
Plantio de mudas: Para simbolizar o recomeço de uma vida livre das drogas, haverá plantio de mudas de árvores na comunidade terapêutica. As plantas são produzidas pelo Horto Municipal.

Caminhada pela vida e distribuição de material educativo no Parque do Sabiá
Quando: Domingo – 25 de junho – 8h
Local: Parque do Sabiá – Rua Haia, s/n, bairro Tibery
A caminhada terá a participação de segmentos ligados aos esportes e atividades sociais e educacionais. Os materiais educativos distribuídos abrangerão o uso das drogas e do álcool.

Tendas educativas e blitz educativa na praça Tubal Vilela
Quando: Segunda-feira – 26 de junho – 13h
Local: Praça Tubal Vilela, bairro Centro
Para marcar o encerramento da Semana de Prevenção às Drogas serão montadas tendas educativas onde o público será orientado sobre álcool e drogas e participará de atividades culturais e lúdicas. Durante a blitz educativa ocorrerá distribuição de panfletos informativos e orientações aos pedestres e motoristas.

Texto: Secom PMU

Notícias relacionadas