Expresso Saúde

Semana do Cuidado Seguro estimula reflexão e integração da equipe do Hospital Municipal

Foto: Divulgação/Secom PMU

Até o dia 23 de junho, os colaboradores do Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro participarão de diversas atividades durante a 6ª Semana do Cuidado Seguro. A abertura oficial da iniciativa aconteceu hoje (19) e contou com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Saúde e da diretoria do hospital. Palestras de Thogo Lemos, gerente de gestão de risco, e da psicóloga Camila Silva Freitas também fizeram parte da programação.

Na solenidade, o assessor técnico da Secretaria Municipal de Saúde, Clauber Lourenço, ressaltou a relevância da iniciativa para que a unidade continue a ser referência em qualidade do atendimento à população de Uberlândia. “Estamos de mãos dadas para colocar esta unidade em pleno funcionamento. Reforçar o cuidado que devemos ter no nosso dia a dia e também com os pacientes é algo que demonstra a busca permanente dessa equipe pela excelência da atenção prestada no hospital”, comentou.

Cuidado permanente

A 6ª Semana do Cuidado Seguro é um momento de reflexão para que os profissionais da saúde tracem ações para diminuir riscos e aumentar a efetividade na prestação de serviços à comunidade. É o que apontou Thogo Lemos, durante a palestra ministrada. “Realizamos um trabalho que é fundamental para a população, mas que carrega muitos riscos e precisa ser feito com extremo cuidado. Por isso a necessidade de conversar sobre o assunto. Durante a semana, serão vários os temas discutidos, tanto nas questões técnicas quanto nos aspectos comportamentais”, explicou o gerente de gestão de risco.

Na terça-feira (20), as atividades começam às 10h, com a palestra sobre ‘Segurança do Paciente e Cuidado Domiciliar’, com a equipe do Programa Melhor em Casa, da Secretaria Municipal de Saúde. Às 15h, acontece a mesa-redonda sobre ‘Segurança no uso de medicamentos – Desafio Global da Organização Mundial de Saúde (OMS)’. Todas as atividades serão no Auditório do Hospital Municipal.

Simpósio

Dentro da 6ª Semana do Cuidado Seguro acontece também o 2º Simpósio sobre Segurança do Paciente e Qualidade na Assistência à Saúde. Os interessados podem fazer a inscrição até o dia 21 de junho, pelo site Cuidados Seguro. O evento será nos dias 23 e 24 de junho e é voltado para profissionais e acadêmicos da área. A intenção é estimular a reflexão sobre a segurança e a qualidade na assistência à saúde.

Durante os dois dias do simpósio, além da apresentação de trabalhos científicos, serão realizados mini-cursos, mesas-redondas, workshops e discussões sobre o tema, como o Programa Nacional de Segurança do Paciente, o cuidado centrado, além de outras vertentes que envolvem a segurança no atendimento.

Texto: Secom PMU

Notícias relacionadas