Cultura Expresso Foco

Museu Universitário de Arte (MUnA) abre duas novas exposições

 

O Museu Universitário de Arte (MUnA) apresenta a partir do dia 23 de junho, duas exposições. Thais Galbiati de Almeida expõe desenhos e Felipe Góes expõe pinturas até dia 19 de agosto. A entrada é franca. As visitas podem ser feitas de segunda a quinta das 8h30 às 18h30h, sexta, das 8h30 às 21h e sábado, das 10h às 17h. O endereço do MUnA é Praça Cícero Macedo, 309, bairro Fundinho, Uberlândia.

Confira informações sobre cada exposição:

Foto: Divulgação UFU

“Pela minha revolta” – desenhos da poética em série da artista Thais Galbiati de Almeida. Com tais registro Galbiati constitui um grande arquivo de imagens com as quais dialoga constantemente para construir, com uma marca extremamente pessoal, a narrativa repleta de simbolismos e afirmações contundentes. Galbiati é mestre em Artes Visuais pela Universidade de Campinas (Unicamp) e realiza sua produção contemporânea, assim como sua pesquisa em arte, direcionada à área bidimensional do desenho.

Foto: Divulgação

“Recanto” é uma mostra de pinturas do artista Felipe Góes. Ele faz parte de um grupo de jovens artistas brasileiros que se propôs a repensar a pintura de paisagem, consolidada como gênero pela tradição holandesa no século 16. Longe de ser uma catalogação de espaços reais, o que está em jogo na mostra Recanto são sugestões de paisagens, representações imaginárias a partir de memórias visuais do artista. Carregadas de uma mistura de tintas guache e acrílica, suas pinceladas constroem montanhas, estradas e campos alagados sob a luz do crepúsculo, que por vezes parecem referenciar o olhar dos românticos alemães no fim do século 18. Como nas formas dissolvidas de Guignard, esses elementos da natureza surgem e se confundem, recuperando paisagens que um dia Felipe presenciou.

Sem títulos, as telas de Góes apontam para um lugar íntimo, próprio de cada visitante. Como em recantos, esconderijos particulares, esses horizontes podem lembrar, por exemplo, a nostalgia de um fim de tarde no interior. Ou paisagens que remetem ao litoral brasileiro. O que há, propriamente, é um convite para interpretações de cada olhar.

Serviço:

Exposições: “Pela Minha Revolta”, de Thais Galbiati e “Recanto”, de Felipe Góes.

Abertura: 23/06/2017, sexta-feira, a partir das 19h

Visitação: até 19/08/2017.

Horários: segunda a quinta, das 8h30 às 18h30, sexta, das 8h30 às 21h e sábado, das 10h às 17h.

Agendamento de visitas de grupos pelo e-mail educativo@muna.ufu.br

Local: MUnA – Praça Cícero Macedo, 309, bairro Fundinho, Uberlândia, MG

Entrada franca.

Texto: Ascom UFU

Notícias relacionadas