Destaque Expresso Gastronomia

Três receitas fitness para enfrentar o inverno sem culpa

Foto: Pixabay

Não é impressão a sensação de que a fome aumenta no inverno. De acordo com Fúlvia Hazarabedian, nutricionista coordenadora do programa Bio Nutri da Bio Ritmo, isso é resultado de um maior gasto calórico para manter o corpo aquecido. “Também é importante beber bastante água nesta época e ter cuidado para não confundir a sede com vontade de comer doce. Consuma frutas e vegetais, de preferência, legumes cozidos para aumentar a sensação de saciedade”. A especialista ainda recomenda oleaginosas nos lanchinhos intermediários por serem gorduras boas e calorias saudáveis.

Para ajudar quem quer ficar longe das tentações, a nutricionista da Bio Ritmo apresenta três sugestões de receitas saudáveis e gostosas para consumir antes do treino. Tem para todos os gostos, caldo para esquentar, petisco com crosta de gergelim e até sobremesa.

Confira as sugestões da especialista:

1. Sopa de feijão branco

Ingredientes
250g de feijão branco
1 cebola grande picada
1 dente de alho espremido
200 gr de patinho moído
1 bulbo de alho-poró em rodelas
1 cenoura em rodelas
2 tomates sem pele em pedaços
1 inhame picado
Suco puro de ½ limão
Sal, pimenta e raspas de limão a gosto
2 colheres (sopa) de salsa picada

Modo de preparo
Deixe o feijão branco com água de molho por uma noite. Jogue fora a água e coloque o feijão em uma panela de pressão, junto com a cebola, o alho, a carne, o alho-poró, a cenoura, os tomates, o inhame, o suco de limão, os temperos e um pouco de água. Tampe bem e leve ao fogo por 30 minutos após pegar pressão ou até que o feijão fique macio. Retire toda a pressão, destampe e espere engrossar o caldo em fogo baixo, mexendo de vez em quando. Salpique a salsa e sirva em seguida.

2. Bolinho de frango recheado com cream cheese, damasco e crosta de gergelim

Ingredientes
500 g de filé de frango moído
2 claras de ovo
2 colheres (sopa) de linhaça dourada
2 colheres (sopa) de gergelim branco
15 damascos secos
1 potinho de cream cheese light
2 colheres (sopa) de azeite
Alho, cebola, sal marinho ou sal light a gosto

Modo de preparo
Tempere a gosto o frango com o sal, a cebola e o alho amassado. Acrescente uma colher de azeite, misture e acrescente os demais ingredientes. Faça bolinhas com as mãos (não precisa passar nada para untar). Abra uma a uma e recheie com uma colher (chá) de cream cheese light e meio pedaço de damasco seco. Molde as bolinhas e, depois, passe uma a uma no gergelim para empanar. Unte uma forma com óleo, coloque as bolinhas e cubra com o papel alumínio. Leve ao forno por aproximadamente 10 minutos, retire o papel alumínio e deixe até dourar. Está pronto para ser degustado.

3. Crepe de banana

Ingredientes
1 banana nanica amassada
1 ovo
4 colheres (sopa) de aveia em flocos finos
1 colher (sobremesa) de óleo de coco
1 colher (café) de fermento em pó
1 colher (café) de canela
1 colher (sopa) de agave

Modo de preparo

Misture tudo fazendo uma massa consistente. Unte uma frigideira com pouco óleo, leve ao fogo e coloque a massa com o auxílio de uma colher, dourando dos dois lados. Sirva e aproveite.

Texto: Agência Ideal HKS

Notícias relacionadas