Destaque Expresso Games

O relançamento do Super Nintendo

Foto: Divulgação

Em meados de 1988 a Sega, concorrente direta com a então líder de mercado Nintendo, lança o poderoso Mega Drive, em substituição ao Master System e iniciando-se assim a era dos 16 Bits. Com a forte concorrência da rival, a Nintendo colocou toda sua equipe de pesquisa e desenvolvimento para focar no sucessor do NES e assim, no final de 1990, é lançando no Japão, o Super Famicom (Super Family Computer), o modelo asiático do console. Por ser quase 2 anos mais novo do que o Mega Drive, o aparelho apresentava evoluções significativas nas configurações de vídeos, podendo ser rodado em mais de 256 cores simultaneamente, além de uma evolução na placa sonora do console. Foi lançado no final de 1991 uma versão nos Estados Unidos e apenas em 1993 outra no Brasil com o nome de Super Nintendo Entertainment System (SNES ou Super NES).

Diversos jogos foram lançados para a plataforma, alguns que marcaram época como o Super Mario World, Donkey Kong Country, Super Metroid, Starfox entre outros. Sem contar que o console da Nintendo foi um campeão de vendas, algo em torno de 50 milhões de unidades vendidas.

No dia 26 de junho de 2017, a lendária empresa japonesa anunciou um novo console simulando o clássico Super NES. É uma versão em miniatura, sem entrada para os antigos cartuchos, mas com inovações como entrada HDMI e jogos clássicos embutidos na memória do console.

Foto: Divulgação

Esses são os 21 games que estarão no Super NES Classic:

 Contra III: The Alien Wars™
 Donkey Kong Country™
 EarthBound™
 Final Fantasy III
 F-ZERO™
 Kirby™ Super Star
 Kirby’s Dream Course™
 The Legend of Zelda™: A Link to the Past™
 Mega Man® X
 Secret of Mana
 Star Fox™
 Star Fox™ 2
 Street Fighter® II Turbo: Hyper Fighting
 Super Castlevania IV™
 Super Ghouls ‘n Ghosts®
 Super Mario Kart™
 Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars™
 Super Mario World™
 Super Metroid™
 Super Punch-Out!! ™
 Yoshi’s Island™

Lembrando que, no final do ano passado, já foi lançada uma versão em miniatura do antecessor NES, sendo um sucesso estrondoso de venda nos Estados Unidos. A Sega, após anos sem lançar um console próprio no mercado, também relançou o lendário Mega Drive em uma versão híbrida, contendo inovações na parte gráfica (conexão para TV Audio e Video), entrada para cartão de memória e a oportunidade de utilizar cartuchos antigos no console.

O Super NES Classic irá custar $80 dólares no exterior e ainda não há previsão de revenda ou distribuição aqui em terras brasilis, já que a Nintendo não atua mais no mercado nacional. A esperança é o acordo feito entre a BigN com uma gigante empresa varejista de games e a distribuição de console. O console chegará nas lojas gringas dia 29 de setembro e ainda terá entradas originais para dois controles. E aí, gostaram da novidade?

Texto: Lucas Luz, entusiasta de games

Notícias relacionadas