Cidade Expresso Foco

Vistoria de vans escolares já pode ser agendada

Foto: Secom PMU

Semestralmente, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran) realiza a vistoria das 640 vans responsáveis pelo transporte escolar no município. Nesta semana teve início mais um período de inspeção, que deve durar até 30 de agosto.

Após apresentação dos documentos necessários para renovação de permissão junto ao Núcleo de Táxi e Transportes Diversos, os condutores podem agendar a vistoria por telefone (3210-6923). O serviço tem o intuito de garantir que os veículos tenham plena capacidade de transportar alunos com segurança e conforto, conforme a premissa da nova gestão municipal.

Segurança

Os fiscais verificam os principais equipamentos do automóvel, como mecânica, pneus, faróis, direção, condição dos estofamentos, freio, extintor e tacógrafo. Também é analisada a quitação de taxas e impostos referentes à prática da atividade. Caso as exigências estejam em conformidade, um novo selo oficial que confirma a regularidade é fixado no veículo. No entanto, as exigências não forem preenchidas, o motorista tem até dez dias para fazer adequações e retornar ao processo de vistoria.

A multa aos flagrados circulando irregularmente é de R$ 305,44 e o condutor fica impedido de circular até fazer a inspeção. Além disso, obrigatoriamente, a Settran abre um processo administrativo contra o prestador do serviço. Algo que, dependendo do resultado, pode impedi-lo de renovar a permissão de transportador escolar na cidade por um determinado período.

Texto: Secom PMU

Notícias relacionadas