Cultura Destaque Expresso

Projeto Cavaquinho Batuta se apresenta neste sábado (8) no Teatro de Bolso

Foto: Cleiton Borges – Secom/PMU

Neste sábado (08), as crianças do projeto Cavaquinho Batuta se apresentam no Teatro de Bolso do Mercado Municipal, às 20h. O recital terá a exibição de diversas músicas brasileiras, com parte instrumental e outra parte com canções cantadas. O show pertence ao 2º Festival Cavaquinho Batuta, que acontece nesta sexta-feira (7).

A programação

Com o objetivo de trocar experiências musicais com grandes instrumentistas brasileiros, o 2º Festival Cavaquinho Batuta conta com a participação de oito instrumentistas e dois convidados especiais, além de crianças e adultos das turmas do projeto, que participarão de oficinas de aprendizado sobre o instrumento.

Nesta sexta, a partir das 17h horas, os alunos receberão os convidados e instrumentistas com um show na escola municipal Professora Cecy Cardoso, que fica na rua Rio Jequitinhonha, nº 415, bairro Mansour. Às 18h, acontece a oficina com os Batutinhas e às 20h, a oficina com a turma de adultos.

Já no sábado, as oficinas serão oferecidas na parte da manhã, a partir das 9h na sede do projeto. Para finalizar o festival, uma apresentação será realizada no Teatro de Bolso do Mercado Municipal, que fica na rua Olegário Maciel, nº 255 (acesso pela rampa), bairro centro.

O projeto

Há quatro anos, o projeto foi criado para aprimorar a sensibilidade humana, como uma forma de integração social, a fim de contribuir para a diminuição do desrespeito e da intolerância na sociedade. É realizado por meio do contato com elementos musicais de forma prática e lúdica, por meio do cavaquinho.

Thiago Santos é o idealizador do projeto. “Nosso público-alvo é a criança de toda a comunidade. Por ser um instrumento que tem a anatomia proporcional ao corpo da criança, é mais fácil de manusear”, conta.

Aline Fraga, de 10 anos, aprendeu a tocar instrumento graças ao projeto, há seis meses. “Ganhei o cavaquinho do meu irmão, mas aprendi tudo aqui. A música que mais gosto de tocar é Brasileirinho”, relata.

Já Cauã Andrade, de 10 anos, participa do projeto há quatro anos. “As vezes faço algumas apresentações para a minha família, eles gostam bastante. Como sou o único da família que toca, acho muito legal”, conta.

Prestigie!

O quê: Apresentação Cavaquinho Batuta
Quando: sábado (8), às 20h
Onde: Teatro de Bolso do Mercado Municipal, que fica na rua Olegário Maciel, nº 255 (acesso pela rampa), bairro centro.
Entrada: R$ 5,00
Informações: (34) 9 8803 2057

Texto: Secom PMU

Notícias relacionadas