Cidade Expresso Foco

UFU aplica simulado de Redação do Vestibular para alunos do ensino médio

Foto: Divulgação

Com o intuito principal de propiciar máxima transparência nos processos de aplicação e de correção de provas de Redação dos processos de seleção para ingresso na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a Diretoria de Processos Seletivos (Dirps) lançou, nesta quinta-feira (06/07), o edital “Redação da UFU: conhecendo o processo“.

A iniciativa se propõe, ainda, a dar aos professores que lecionam na área de Língua Portuguesa/Redação, nas redes pública e privada do ensino médio, a oportunidade de familiarização com os critérios e procedimentos de correção das provas de Redação, bem como publicizar, por meio de prova aplicada a futuros candidatos, as sistemáticas próprias dessas avaliações.

Poderão fazer a prova do simulado, que será realizada no dia 8 de outubro e terá duração de uma hora e meia, alunos matriculados no terceiro ano do ensino médio. O período de inscrições vai de 7 a 21 de agosto, com taxa de, no mínimo, um quilo de ração Premium, em pacote fechado (não a granel), para cães ou gatos.

“Toda a ração arrecadada será destinada à Associação Protetora dos Animais de Uberlândia (APA). Toda quantidade acima de um quilo é bem-vinda, porque a Associação precisa muito desta ajuda”, explica o diretor de Processos Seletivos da UFU, professor Dennys Garcia Xavier.

A correção das redações ficará a cargo dos docentes que também se inscreverem neste edital, na condição de corretores. “Os professores inscritos passarão por treinamento com a equipe de redação da Dirps, em nosso próprio sistema eletrônico. Como contrapartida, se comprometem a corrigir as provas dos alunos que participarão do simulado”, esclarece o diretor.

Os candidatos devem se inscrever por meio do endereço eletrônico da UFU. Já os corretores devem fazê-lo enviando e-mail para atendimento@dirps.ufu.br, com indicação, no campo assunto, de “Inscrição para corretor – Redação da UFU: conhecendo o processo – 2017″. “Professores e alunos deverão ler atentamente as regras do edital”, reforça Xavier.

Ainda conforme as regras do certame, as notas dos 20 candidatos com melhor desempenho no simulado, bem como o correspondente percentual da nota máxima possível, serão divulgados em 25 de outubro e os 10 primeiros colocados receberão medalhas. “Também emitiremos certificado de participação a todos os corretores que forem selecionados, treinados e trabalharem neste simulado”‘, conclui o diretor da Dirps.

Texto: Ascom UFU

Notícias relacionadas