Comportamento Destaque Expresso

Atitudes indelicadas em festas de casamento…nem pensar!

Bruna Barcelos é consultora de etiqueta. Foto: Divulgação

Para quem é colunista nada melhor que saber que o leitor interage com o que você escreve. Este mês, recebi uma demanda de um leitor fiel da Revista Cult e do meu site, e não posso deixar de atender um pedido tão especial, apesar do tema ser bem delicado.

Não sei por qual motivo essas coisas desagradáveis acontecem em festas de casamento, mas realmente acredito que seja apenas porque a pessoa que comete esses “erros” não pensa no próximo.

A pergunta que faço é a seguinte: se fosse com você, você gostaria de pagar um gasto fruto de uma atitude indelicada (para não chamar de roubo)? Com certeza a resposta de todos que estão lendo é não. Então, essas ações são simples de serem tratadas: faça com os outros apenas o que queira que façam com você. E ponto.

1- A mesa do bolo: gente!!! A mesa dos doces e bolos não vai sair do lugar. O horário correto para comer doces é após o jantar, portanto, atacar a mesa de sobremesas, além de deselegante, é desnecessário. Levar bolsas, sacolas ou as “marmitinhas” também não é permitido. Geralmente, as noivas já fazem uma quantidade boa e certa para cada convidado, então contenha-se.

2- Guardanapos e objetos de decoração: por favor, esses itens são da decoração do casamento, ou do evento. Eles jamais devem ser levados como brindes ou lembrancinhas, os noivos pagam por isso. Caso algum item seja lembrança, o próprio cerimonial entregará no final do evento. Castiçais e vasos também não devem ser levados para casa.

3- Taças e copos: são itens locados do Buffet, portanto, os noivos arcam com todo o prejuízo daqueles que quebram ou somem, por algum motivo. Então, nada de ficar bravo com o cerimonial caso ele peça para trocar seu copo ou taça por um copo de acrílico na saída do evento. Seja gentil e devolva.

4- Respeite quem trabalha: o cerimonial é pago para fazer com que os noivos ou contratantes não tenham dor de cabeça com eventos. Então, respeite-os, pois a função deles é trabalhar enquanto vocês se divertem. Já vi muitas cenas desagradáveis com o cerimonial. A única coisa que a etiqueta pede é: trate os outros como você gostaria de ser tratado.

Aproveite para refletir suas atitudes quando está em um evento social, pois com certeza você será espelho pra muita gente. Curta o evento com harmonia e gentileza, afinal, não precisamos levar nada na bolsa, só na lembrança e no pensamento. Isso sim é postura de amor e respeito ao outro. Bons eventos!!!

Texto: Bruna Barcelos
Consultora Comportamental

Notícias relacionadas