Cidade Expresso Foco

Adesg realiza sessão solene e aula inaugural do 20º CEPE

Evento contou com a presença do presidente da associação, professor Gustavo Heck

Foto: Leonardo Leal

A Adesg (Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra) de Uberlândia, com a presença do presidente da Adesg nacional, professor Gustavo Alberto Trompowsky Heck, realizou na noite de terça-feira (11), a sessão solene de instalação do 20º CEPE (Curso de Estudos de Política e Estratégia). O evento teve também uma aula inaugural do professor Heck com o tema: Ameaças e Oportunidades, o Brasil no contexto mundial.

A palestra do professor Heck analisou a realidade mundial do momento e qual a posição estratégica que o Brasil ocupa nesse contexto. “Não dá mais para imaginar o país de forma isolada. O Brasil é um ator global, uma das dez maiores economias do mundo. Então, queiramos ou não, o ele atua como um global trader” afirmou.

Outro ponto destacado pelo presidente da Adesg Nacional é o debate da situação do país em um mundo, incerto inseguro e estável. Ele destacou temas importantes como a interdependência econômica, as migrações, conflitos e desigualdades; a magnitude do poder militar nas relações internacionais; as riquezas naturais, a questão das fronteiras e sua porosidade.

Na conclusão da palestra, o professor Heck, ressaltou a importância de se ter um projeto de nação com autonomia alimentar, energética e militar. “Uma nação tem duas únicas possibilidades, ou ela traça o seu rumo ou terá o seu rumo traçado por outra”, observou.

Os trabalhos da sessão solene do 20º CEPE foram conduzidos pelo delegado Eduardo Luiz da Mata Gonçalves com a colaboração da delegada Eleusa Oliveira. O evento contou com a presença de autoridades militares e adesguianos que têm prestado relevantes serviços à delegacia da Adesg em Uberlândia.

Texto: Leonardo Leal

Notícias relacionadas