Cidade Expresso Foco

Resultados alcançados pelo Programa Buriti serão apresentados em workshop internacional

Foto: Comunicação Dmae

O trabalho desenvolvido pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) na preservação do Ribeirão Bom Jardim – por intermédio do Programa Buriti – será apresentado durante o ‘VI Workshop Internacional sobre Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Bacias Hidrográficas (PDSBH)’. O evento acontece a cada dois anos e reúne técnicos, gestores, estudantes e pesquisadores. A edição de 2017 acontece entre os dias 11 e 15 deste mês na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e tem como tema a disponibilidade e o uso da água.

Abastecimento e preservação

Dentre as pesquisas publicadas (em forma de resumo expandido) e expostas em painéis está a de Ana Paula Carvalho, geógrafa e supervisora de Projetos de Educação Ambiental do Dmae. A especialista irá apresentar um artigo sobre o Programa Buriti e mostrará os benefícios que as ações de preservação de APPs (áreas de preservação permanente), recomposição vegetal e conservação de solo trazem ao produtor rural, à cidade que é abastecida por este curso d’água e, principalmente, para o meio ambiente.

A exposição sobre a atuação do Programa Buriti acontece nesta quinta-feira (13) das 13h30 às 14h30, no campus Santa Mônica, no Bloco 3Q. Ainda dentro da programação do workshop terão visitas de campo, realizadas no sábado, dia 15. Dois grupos irão visitar as estações de tratamento de água e esgoto do Dmae ou os covoais na zona rural do município, onde o Programa Buriti é realizado. Nestes covoais é possível verificar as perspectivas de preservação na chapada e na nascente do Rio Uberabinha.

Resultados expressivos

Graças às ações de preservação desenvolvidas pelo Programa Buriti desde 2008, o nível do manancial vem se mantendo elevado, mesmo com o aumento do consumo de água em Uberlândia. “Sem a preservação desta área estaríamos propensos a uma nova crise hídrica. O consumidor precisa fazer a sua parte na economia desse recurso e o proprietário rural pode contribuir ainda mais, aderindo ao Programa, que só traz benefícios a ele e à cidade”, afirma Ana Paula Carvalho. Para mais informações sobre o VI Workshop Internacional, acesse Eventos UFU 

Texto: Secom PMU

Notícias relacionadas