Esportes Expresso Foco

Parque do Sabiá receberá Copa BMX Brasil neste fim de semana

Foto: Divulgação Futel

Em comemoração aos 30 anos do início do movimento de BMX livre em Uberlândia, será realizada a Copa BMX Brasil. As disputas acontecerão nos dias 15 e 16 (sábado e domingo) nas quadras poliesportivas do Parque do Sabiá e reunirão 82 competidores das cinco regiões brasileiras. Além da modalidade de BMX Freestyle Flatland (o estilo livre no solo), a copa terá prova de Bunny Hop (salto sem rampa em altura), para definir os melhores do país, além de um momento para o Freestyle Show.

O evento, que é apoiado pela Futel, promete atrair amantes de esportes radicais, especialmente agora que esta modalidade foi incluída nos Jogos Olímpicos de Tóquio (a ser realizado em 2020). A competição é aberta ao público e distribuirá R$ 32 mil em 42 diferentes prêmios.

O campeonato reunirá na cidade alguns dos melhores pilotos do país nas acrobacias em bicicletas, como o atual campeão brasileiro Gilberto Rocha, além de Mateus Beckmann e Sérgio Ricardo.

Eliminatórias e finais

Para a realização do evento, as quadras poliesportivas de vôlei e de basquete, localizadas ao lado da sede da Futel no Parque do Sabiá, serão interditadas durante os dois dias de competição. De acordo com a programação, às 13h de sábado as quadras serão liberadas para treinos e a partir de 15h, inicia-se a fase eliminatória. No domingo pela manhã, a partir das 9h, segue a disputa, enquanto as finais devem acontecer das 13h às 16h. Por fim, às 17h, os vencedores de cada categoria e modalidade serão premiados.

A principal modalidade a ser disputada será o BMX Freestyle Flatland, praticado no solo, que contará com as categorias open e master. Além do Flatland, haverá também a apresentação de outras duas modalidades: BMX Bunny Hop, que consiste em salto em altura e o BMX Freestyle Show, prova inédita na qual vale absolutamente tudo: malabarismo, danças, cambalhotas e coreografias, contemplando o lado artístico do BMX.

A Copa é uma realização do Instituto Saúde e Equilíbrio, que tem na coordenação do projeto Clóvison Alves, campeão brasileiro em 2014. Conta com o apoio do Velo Clube Do Triângulo e da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel). “É um evento que promete muitas emoções tanto para o público como para os participantes e irá coroar os 30 anos do esporte na região. Também virá para despertar o interesse de crianças e jovens pelo esporte em geral”, disse o coordenador do projeto.

Seja radical!
O que: Copa BMX Brasil
Onde: Quadras poliesportivas ao lado da sede da Futel
Quando: sábado e domingo (15 e 16) – Entrada franca
Programação: Sábado a partir das 13h, treinos e eliminatórias
Domingo às 9h, eliminatórias e a partir das 13h, finais, com premiação às 17h

Texto: Secom PMU

Notícias relacionadas