Destaque Expresso Segurança

Polícia Civil prende 7 e desarticula quadrilha que cometia furtos em ranchos às margens das represas

Foto: Divulgação

A Polícia Civil prendeu na manhã desta sexta-feira sete pessoas envolvidas em crimes relacionados a furtos em rancho, principalmente às margens da represa de Miranda, na zona rural de Uberlândia. Foram cumpridos 17 mandados de busca e apreensão e recuperado diversos produtos furtados como jet ski, barcos, motores de popa, veículos, maquinários agrícolas, armas de fogo, munições, eletrônicos e eletrodomésticos, entre outros.

Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, ocorreram três prisões por flagrantes de munições, veículo adulterado e posse ilegal de arma de fogo. Também foram cumpridos quatro mandados de prisão preventiva relacionado aos integrantes da quadrilha.

De acordo com o delegado responsável pelas investigações, Hugo Leonardo Marques, os autores são peritos em cometer furtos na zona rural, eles chegavam por barcos, adentravam nas residências e levavam todos os objetos que encontravam. “Todos os envolvidos têm passagem por crimes patrimoniais, são pescadores, inclusive alguns são profissionais. Durante as pescarias, eles analisavam os ranchos que teriam a facilidade de cometer esse tipo de delito e realizavam o crime”, afirmou.

A operação denominada Corsário, devido aos furtos serem cometidos por meio de barcos, contou com a participação de 60 policiais civis de Uberlândia e foi coordenada pela Delegacia de Furtos e Roubos da Zona Rural. Ao todo foram cinco meses de investigações.

O Delegado Regional de Uberlândia, Edson Rogério de Morais, ressaltou que esta ação representa duro golpe nesta modalidade crime em que os autores haviam se especializado.

Receptação

Foto: Divulgação

O delegado Hugo Leonardo Marques lembrou que somente existe o furto porque há o receptador. “Após a realização dos furtos de motores e barcos, esses objetos eram encaminhados aos receptadores que adquiriam e movimentava a conduta delituosa dos investigados”, afirmou.

Um trator e um arado também foram apreendidos no bairro Morumbi (zona leste) durante as ações da operação Corsário. Segundo Marques, será feita uma análise para ver a procedência do trator.

Texto: Leonardo Leal

Notícias relacionadas