Expresso Foco Política

Revitalização do Centro de Uberlândia tem apoio do Legislativo

Foto: Divulgação

O editorial d’O Jornal de Uberlândia destaca nesta semana a importância da revitalização do centro da cidade. Apresenta também os benefícios dessa ação que se concretizada pode colocar Uberlândia no patamar de cidades que contam com áreas centrais como atrativo turístico. No poder Legislativo, o tema tem apoio dos vereadores que apontam alternativas para sua concretização. Leia abaixo:

Vereador Roger Dantas:

“Tive oportunidade de visitar outros países e ver que quando se tem um shopping a céu aberto. Os clientes dos shoppings também frequentam e mantém o centro da cidade.

“Revitalizar o centro, sem dúvida nenhuma, é um ponto que vai fomentar o comércio local, em algumas localidades que têm um charme como o bairro fundinho, as praças históricas do setor central. Precisamos revitalizar, a Câmara de Dirigentes Lojistas tem um projeto muito interessante. O presidente Cícero Heraldo Novaes nos apresentou um projeto que gostaria de levar para o prefeito. Esse projeto tem nosso apoio para estimular a economia local, gerando emprego e renda. é importante trazer esse debate para a Câmara Municipal.

“No caso de um projeto de revitalização, também é importante analisar a questão da mobilidade urbana, tirando um pouco o transporte público do centro, os carros também. Fazer um estudo melhor para realocá-los, mas de forma que as pessoas possam se locomover pelo transporte público dos bairros para o centro”.

Vereador Ronaldo Alves:

“A revitalização do centro é uma matéria que vem sendo debatida há muito tempo em nosso município. As entidades de classe, inclusive a CDL a Fiemg regional de Uberlândia, já propuseram ideias para a gestão pública, principalmente as secretarias afins. Em outros momentos, esse tema também foi debatido na Casa de Leis. Inclusive nos anos de 2009 a 2012, eu estava nessa casa como vereador, nós tivemos audiência pública.

“Então, vários projetos foram apresentados à prefeitura. Discussões também foram feitas com comerciantes. Isso é preciso sair do papel. É primordial para que possamos ter o centro da cidade cada vez mais atrativo e dar condição para que o nosso comerciante. A nossa região central possa se tornar uma referência, até para a questão do turismo, gerando emprego e renda. Apoiamos, sem dúvida nenhuma, projetos que vem beneficiar a cidade.

“Uberlândia vem crescendo muito e nós precisamos fazer algumas interferências no trânsito da cidade. Em relação ao calçadão, uma revitalização da avenida Floriano Peixoto no hipercentro, nas imediações das rua Santos Dumont, Olegário Maciel, na praça da igreja, na praça da bicota. Mas, é preciso olhar isso de uma forma ampla para que possamos ter um planejamento do trânsito, evoluído e modernizado”.

Texto: Leonardo Leal

Notícias relacionadas