Esportes Expresso Foco

Escolinha de rugby participa de campeonato em Ituiutaba

Alunos de 16 a 19 anos representam Uberlândia neste domingo (16)

Foto: Divulgação/Secom

Alunos do projeto ‘Jovem Carcará’, parceria entre a Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) e o time Uberlândia Rugby, participarão da Liga do Triângulo de Rugby Juvenil e Touch, em Ituiutaba, neste domingo (16), das 8h 30 às 17h, no Estádio Coleto de Paula. Serão 14 alunos, entre 16 a 19 anos, representando a cidade de Uberlândia. O torneio conta com a participação de outros cinco times que farão jogos nas modalidades touch e sevens, sendo a última, olímpica.

De acordo com os organizadores, o torneio acontece periodicamente e vai se alternando entre cidades do Triângulo Mineiro. Essa é uma iniciativa local para incentivar a prática esportiva nas categorias de base e fomentar o rugby entre crianças e jovens. As modalidades disputadas são o touch, onde não há contato físico, normalmente praticado por crianças mais novas, além do sevens, modalidade olímpica que conta com sete jogadores de cada lado, em dois tempos também de sete minutos.

Andamento do Projeto

As aulas da iniciação esportiva em rugby estavam acontecendo desde o mês de fevereiro apenas no Parque do Sabiá e, em junho, estenderam-se para alunos da Escola de Educação Básica (Eseba), no contraturno escolar. Atualmente, mais de 60 crianças e adolescentes estão envolvidas com o esporte. Para crianças entre 7 e 13 anos, os treinos de iniciação ocorrem às segundas, terças e quintas, às 9h e às 14h, no campo A do Parque do Sabiá. Já os adolescentes e jovens de 14 a 19 anos treinam às terças e quintas, às 18h.

As matrículas continuam abertas para quem quiser conhecer e praticar o esporte. Basta procurar o professor no horário da aula. O objetivo das aulas é fomentar o rugby na cidade e oferecer a oportunidade para muitos em ter o primeiro contato com a modalidade olímpica. “A ideia é que as pessoas conheçam o esporte e se interessem em praticá-lo, para assim, oferecermos a modalidade em outros locais”, disse Silvio Soares dos Santos, diretor geral da Futel.

Texto: Secom PMU

Notícias relacionadas