Cidade Destaque Expresso

Prefeitura e estagiários de Nutrição visitam feirantes para orientação

Ação visa aprimorar a qualidade dos produtos vendidos nas feiras da cidade

Foto: Cleiton Borges – Secom/PMU

A Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Distritos encerrará, na manhã desta quarta-feira (19), mais uma etapa da ação de consultoria a feirantes do ramo alimentício que atuam em Uberlândia. Nos últimos dias, agentes da prefeitura, em parceria com estagiários do Curso de Nutrição da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), têm agendado e visitado os feirantes em suas próprias casas, com objetivo de avaliar as condições de produção e dar orientações sobre a manipulação correta dos alimentos.

A ação busca o aprimoramento das feiras livres da cidade nos ramos nutricionais e sanitários. Atualmente, o foco está nos fabricantes de pasteis, que estão recebendo dicas de como tornar seu produto mais saudável, além de aprender as formas adequadas de higiene.

Nas próximas semanas, o trabalho deve ser estendido com a atuação de novas estagiárias do curso de nutrição. O foco é ampliar o programa para comerciantes de outros tipos de alimentos, como peixes e frangos.

Visita em casa

Na atual fase da programa, 18 pasteleiros foram visitados pela equipe da prefeitura e estagiários de nutrição. Nesta terça, às 9h, o ciclo de visitação termina em uma casa no bairro São Jorge. Durante os encontros, os feirantes estão recebendo orientações sobre como melhorar a qualidade de seus produtos.

Com base nas observações feitas nas residências, uma palestra informativa será realizada no dia 31 deste mês, no anfiteatro do bloco 2A do Campus Umuarama da UFU. O objetivo é utilizar os dados coletados para que os universitários formulem dicas que sirvam, também, para os demais produtores de Uberlândia.

Primeira etapa

Na primeira etapa do programa, comerciantes de pastel, temperos e doces já receberam uma palestra educativa, após serem visitados, na própria feira livre, pelos estagiários de nutrição. Ao todo, 80 feirantes participaram, voluntariamente, do encontro, que abordou dicas práticas para os comerciantes aprimorarem sua atividade. “Eles gostam do nosso trabalho porque percebem que é uma orientação e isso ajuda eles a aprimorar sua prática”, explicou Marlou Couto de Andrade, diretor de fiscalização e abastecimento da Secretaria de Agropecuária, Abastecimento e Distrito.

Fique por dentro!

O quê: Visita a feirante, relativa ao programa de aprimoramento das feiras livres

Onde: bairro São Jorge

Quando: quarta-feira (19), às 9h

 

Texto: Renato Faria / Secom PMU

Notícias relacionadas