Cidade Destaque Expresso

Ação da Settran garante reforço da sinalização horizontal em 240 ruas da cidade

Secretaria também tem reforçado trabalho de vistorias nas estações, terminais de ônibus e em ações de conscientização

Foto: Cleiton Borges – Secom/PMU

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran) já realizou o reforço da sinalização horizontal de mais de 240 ruas de Uberlândia desde junho deste ano, quando foi iniciada uma ação emergencial de melhoria das pinturas das vias da cidade. A iniciativa, que continua em andamento, tem priorizado a recuperação das principais vias e seus equipamentos, bem como dos locais com escolas e unidades de saúde.

Todos os trabalhos realizados pela Secretaria nas ruas somam, até o momento, a recomposição de 1,8 mil m² de área sinalizada. Isso contando com a recuperação de pinturas de “Pare”, redutores de velocidade, faixas para pedestre, vagas para deficientes, faixas de esquina, setas indicativas de vias, travessias elevadas e áreas de estacionamento comum.

A ação já passou por bairros de todos os setores de Uberlândia e algumas vias tiveram as sinalizações totalmente refeitas. Uma delas foi a sinalização horizontal da avenida Solidariedade, no Residencial Integração (Dom Almir, Joana D’arc, Prosperidade, Celebridade e São Francisco). A pintura do estacionamento do Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro também passou por recuperação na semana passada. Já nesta semana, o serviço foi executado na zona Sul, em um trecho da avenida Nicomedes Alves dos Santos.

Foto: Cleiton Borges – Secom/PMU

Frentes de trabalho

A Settran também tem realizado ações de melhoria em diversos pontos da cidade desde janeiro deste ano. Algunsbairros receberam mais placas de logradouros e as faixas exclusivas para ônibus, como nas avenidas João Pinheiro e João Naves de Ávila, foram recapeadas com pavimentação asfáltica ainda mais reforçada. No caso da João Naves de Ávila, o serviço foi realizadonos trechos de embarque e desembarque das estações 1, 2, 3 e 4.

Novas lâmpadas

Para dar mais segurança e conforto aos quase seis milhões de passageiros que passam anualmente pelas estações de integração do corredor da João Naves de Ávila, a Settran efetuou, no mês de maio, a troca de mais de mil lâmpadas que estavam queimadas nas 13 plataformas de integração ao longo da via.

Ações de conscientização

Também foram reforçadas pela Settran as atividades voltadas de conscientização aos usuários e servidores do transporte público. No dia 18 deste mês foi lançada a ‘Terminal do Bem’. Em parceria com a Companhia de Administração de Terminais Urbanos e Centros Comerciais (Comtec), a campanha educativa consiste na exposição de uma série de materiais gráficos contendo regras viárias e dicas de seguranças. Todo o material educativo tem caráter lúdico e é de fácil entendimento, com mensagens passadas por personagens de desenho animado que integram a ‘Turma do Busão’.

Já em maio, a Secretariarealizou atividades voltadas à conscientização dos usuários das vias (pedestres, ciclistas e condutores) em prol de um trânsito mais seguro. A ação seguiu a proposta do Maio Amarelo, que acontece em todo o território nacional para mostrar às pessoas a importância do tema. Palestras educativas em escolas e empresas, bem como a distribuição de material com dicas, informações e a intensificação das atividades realizadas pelas patrulhas escolares fizeram parte do cronograma.

Transporte público
A renovação da frota – que conta hoje com 422 ônibus do transporte coletivo em Uberlândia – atende às exigências legais e traz mais conforto e segurança aos usuários. Em abril aconteceu a entrega de 15 novos ônibus para o setor Oeste. Foram atendidas linhas como T140, o T141 e o T144, que fazem o trajeto Terminal Central / Terminal Planalto.
Quanto ao serviço oferecido à comunidade, representantes da Settran e das empresas que atuam no transporte público realizaram vistorias nos terminais da cidade. As vistorias auxiliarão na elaboração de medidas de seguranças que futuramente serão implantadas nas plataformas.

Settran – recuperação da sinalização horizontal em Uberlândia:

Dados de junho até agora:
– 240 ruas com sinalização recuperada
– 1.800 m² de área em vias com pinturas recompostas

 

Texto: Fernando Boente / Secom PMU

Notícias relacionadas